Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Quando os cachorros apresentam um comportamento que pode ser considerado algo fora do comum, pode ser que alguns humanos que fiquem com algum receio ou completamente perdido em relação ao que fazer. Mas existem diversas formas de acalmar e ensinar os cães a ter um comportamento mais tranquilo.

Dicas para acalmar o seu cachorro de forma natural

Antes de mais nada, é preciso realmente entender o que pode estar fazendo com que o cachorro tenha este tipo de comportamento, seja ele mais inquieto ou nervoso. Muitas vezes isso está relacionado a forma como o cachorro está sendo tratado no dia a dia.

Com base nisso, existem algumas técnicas que podem ser feitas pelos próprios donos, no dia a dia, e que podem acabar tendo um resultado realmente muito interessante:

Comece a socializar o pet

Fazer com que o cachorro socialize com outros cães no seu dia a dia pode ser muito interessante. Quando os cachorros aprendem a ter contato com outros cães, eles acabam perdendo um pouco o medo que pode acabar fazendo com que ele esteja apresentando este comportamento mais nervoso. Também é importante acostumar, desde cedo, que o pet socialize com outros humanos.

Faça com que ele gaste energia

Dicas para acalmar o seu cachorro de forma natural

É muito importante que o pet não fique com muita energia acumulada, sendo que isso geralmente é um dos motivos mais recorrentes para que ele apresente um comportamento mais nervoso. Uma boa forma de fazer com que ele gaste essa energia é justamente caminhar com ele diariamente. Para cães de grande porte que ficam muito tempo em um espaço pequeno, pode ser interessante fazer isso mais do que uva vez por dia.

Deixe o ambiente mais atrativo

Caso o cachorro fique muito tempo dentro de casa sozinho, pode ser interessante fazer com que o pet tenha acesso a um ambiente que seja mais divertido e enriquecedor. Mantenha sempre objetos e brinquedos para que ele possa interagir e respeite sempre o cantinho dele, local onde ele vai se sentir mais seguro e confortável.