Fofuxo.com

Conheça algumas raças de cães de pastoreio

Cães ainda possuem instintos de quando prestavam serviços de controle de outros animais para os humanos.

Os cães não se tornaram os melhores amigos dos homens nos últimos anos. Na verdade, esta parceria e companhia já dura milhares de anos. E se hoje os cães se tornaram basicamente animais de companhia, onde as pessoas ajudam eles a se manterem vivos e saudáveis, antigamente eram eles que prestavam serviços essenciais para as pessoas.

Conheça algumas raças de cães de pastoreio

Dentre todas as atividades que os cães já assumiram durante seu tempo com os humanos, as atividades relacionadas ao pastoreio eram as mais comuns. Basicamente a tarefa dos cães era ajudar no controle de animais de rebanho, como ovelhas, cabras, bois, vacas, dentre outros.

O cachorro conseguia se destacar neste tipo de atividade especialmente por causa do controle que ele conseguia manter entre parecer ameaçados para controlar o rebanho e ao mesmo tempo não atacar efetivamente, o que poderia acabar causando perdas para os donos dos animais.

Hoje em dia os cães, na sua grande maioria, não fazem mais este tipo de trabalho, mas mesmo assim algumas raças ainda possuem instintos que remetem ao comportamento antigo. Estes cães tendem a ser mais atentos e cuidar das pessoas como se estivessem cuidando do rebanho, sempre perto e protetor.

Confira algumas raças de cães de pastoreio que podem ser encontradas facilmente nos dias de hoje.

Australian Cattle Dog

Conheça algumas raças de cães de pastoreio

Esta raça não é muito comum no Brasil mas bastante comum na Oceania e na América do Norte. Eles ainda são utilizados no interior da Austrália para pastorear, sendo que apresentam um comportamento bastante ativo e precisam ser criados sempre em campos abertos e com muito espaço.

Border Collie

Conheça algumas raças de cães de pastoreio

O Border Collie é um cachorro bastante comum aqui no Brasil e uma das mais famosas raças de pastoreio. O cachorro também é considerado um dos mais inteligentes do mundo em diversas listas. Mesmo quando criado com as famílias o cão se mostra extremamente zeloso em relação as pessoas, sendo muito companheiro e estando sempre alerta.

Pastor de Shetland

Conheça algumas raças de cães de pastoreio

Esta raça também ainda é utilizada em alguns locais para pastoreio, mas de animais de menor porte. É um cachorro muito inteligente que consegue demonstrar um grande poder de concentração quando está trabalhando, não se distraindo por nenhum fator externo que não seja o comando do seu dono. 

Postado em .


Pela Web

Comentários