A velha caminhada costuma ser o exercício predileto dos donos e seus cachorros de estimação. Algumas pessoas acabam arriscando corridas, levando o animal junto, o que acaba sendo até bem interessante para determinadas raças. Agora, uma nova modalidade de prática esportiva começa a ganhar força, chamada de Canicross.

Conheça o Canicross: Corrida com cachorros

São corridas que variam de 2km a 10 km no qual o animal é que acaba ditando o ritmo. O cachorro fica sempre correndo na frente, conectado ao dono por uma guia de cerca de dois metros. E, a partir daí, o cachorro segue o seu próprio ritmo, seguindo apenas comandos de voz dos donos para que eles possam ser direcionados, tais como "direita", "esquerda", "vai" e "para".

De acordo com alguns instrutores que já estão oferecendo treinamentos para a prática do esporte nas grandes cidades, o Canicross não deixa de ser um esporte de trilha, visando sempre a condução pelo cachorro. Além de ser uma prática esportiva interessante, os exercícios também ajudam em outros aspectos, como melhoria na confiança e na redução da ansiedade, tanto do dono quanto do cachorro.

Originário da Europa, onde foi criado para treinar cães de tração, o trekking é praticado geralmente em terrenos irregulares com trilhas — como morros e parques —, com um ou dois cachorros.

Conheça o Canicross

Os especialistas afirmam que não existem restrições de idade e nem de condicionamento físico, mas como em qualquer esporte, acaba sendo sempre muito recomendado que as pessoas e os animais consultem médicos e veterinários antes de iniciar os treinos, até mesmo para saber se não existe nenhum problema de saúde que possa acabar se tornando um impeditivo.

Nos locais que já oferecem aulas do esporte, elas duram cerca de uma hora, na qual acaba sendo trabalhado principalmente o reforço dos comandos e também o treino no qual o cachorro vai circular por trilhas, que geralmente são feitas dentro dos grandes parques das grandes cidades.