Os olhos acabaram se tornando importantes ferramentas de comunicação, desenvolvidos pela humanidade. Como eles são muito expressivos, muitas vezes as pessoas acabam falando coisas que não estão sendo ditas pela boca apenas pelo olhar. Por isso existe a expressão “falar com os olhos”, que acaba sendo bastante conhecida ao redor do mundo.

Conheça as 4 raças de cães mais expressivas com os olhos

E a convivência dos cachorros com os humanos acabou fazendo com que eles aprendessem a se comunicar da melhor forma possível com as pessoas. Por isso, muitas raças de cachorros acabaram se tornando muito expressiva com os olhos.

Diversas pesquisas já foram feitas ao redor do planeta sobre como acontece a comunicação dos cães com as pessoas, e uma das primeiras conclusões foi o desenvolvimento do que é conhecido como “olhar de pidão”, que é basicamente uma forma de conquistar os humanos que os cachorros conseguiram criar apenas com mudanças na sua forma de olhar.

Conheça as 4 raças de cães mais expressivas com os olhos

Pesquisadores afirmam que as sobrancelhas expressivas em cães podem ser o resultado de preferências inconscientes de humanos, e que influenciaram na seleção durante a domesticação.

Confira 5 raças que conseguiram aprender essa técnica de comunicação de uma forma muito efetiva:

Shih Tzu

A raça acabou se tornando um dos principais companheiros dos brasileiros, e a comunicação através dos olhos acabam sendo mais significativas nestes animais, já que eles contam com os olhos grandes e redondos.

Husky Siberiano

O olhar deste cachorro costuma ser bastante penetrante e intimidador, sendo considerado como uma das raças mais próximas aos lobos. Mas eles também conseguiram aprender a movimentar suas sobrancelhas para conseguir a afeição dos humanos.

Labrador

O labrador também se tornou uma das raças mais queridas pelas pessoas, e um dos motivos foi justamente o olhar extremamente gentil e doce como uma das suas principais características.

Pug

Essa raça conta com os olhos protuberantes e focinho achatado. Essas características acabam criando uma expressão que necessita de cuidados, por isso as pessoas costumam se afeiçoar bastante aos cães desta natureza.