Os cachorros acabaram se tornando os principais aliados dos humanos no mundo animal. A convivência entre ambas as espécies acabou mudando a forma como um vê o outro, e a grande maioria dos cachorros acabaram se tornando dependentes dos humanos. E muitos humanos dependem também dos cachorros para ter uma vida mais leve e alegre.

Confira os principais motivos para o seu cachorro ser antissocial

Com este relacionamento muito próximo, os cães acabaram se tornando sociais em relação ao seu contato com os humanos. Mas, em determinadas situações, muitos cachorros podem acabar se tornando aquilo que é chamado de antissocial. Isso acontece geralmente quando os cães simplesmente não conseguem ter uma relação tranquila com outros humanos ou outros animais.

Este comportamento pode ser manifestado das mais variadas formas. Existem aqueles que se tornam antissociais apenas com outros animais, como cães e gatos que possam ocupar o mesmo espaço. Existem outros que se tornam antissociais apenas com humanos que possam ser considerados como estranhos, como as visitas ou parentes.

Mas, em um pior cenário, os cachorros se tornam tão antissociais que acabam não conseguindo conviver nem com os próprios integrantes da família que o abriga. E esta situação costuma criar uma série de problemas. Muitos cães acabam simplesmente abandonados pelas pessoas que não conseguem conviver com o animal.

Confira os principais motivos para o seu cachorro ser antissocial

Mas entender os principais motivos que podem fazer com que um cachorro adote este tipo de comportamento é o primeiro passo para conseguir ajudar o pet. Confira quais são os principais:

Estresse

Algumas atitudes podem acabar deixando o cachorro tão estressado que ele vai acabar respondendo atacando as pessoas ou simplesmente se isolando. O estresse pode ser recorrente, com situações que acontecem no dia a dia, ou com comportamentos que acabam sendo vinculados a um determinado indivíduo.

Traumas

Muitos cachorros acabam passando por uma série de situações que acabam deixando marcas profundas na sua vida. Com isso, os pets simplesmente carregam este sentimento para a sua vida, o que torna mais difícil um relacionamento com humanos. O caso mais comum neste aspecto é quando o cachorro sobre maus tratos na mão de pessoas e depois não consegue mais confiar em ninguém. Estes casos precisam ser tratados com a ajuda de profissionais.

Falta de treinamento

Algumas raças de cães acabam representando uma maior dificuldade para lidar no dia a dia. E isso está relacionado com suas características genéticas. Para ajudar neste ponto, as pessoas precisam adestra-los, de preferência com a ajuda de profissionais.