As pessoas que possuem gatos na sua casa e estão acostumados a conviver com os felinos sabem que eles acabam tendo uma série de manias diferentes, sendo que em alguns casos muitos destes comportamentos podem aparecer estranhos. Mas, na verdade, os felinos herdam este tipo de comportamento dos seus ancestrais.

Confira algumas das principais curiosidades do comportamento dos gatos

Confira algumas das principais curiosidades em relação ao comportamento dos felinos.

Limpando as patas

Uma das coisas que os felinos costumam fazer no dia a dia é limpar ou lavar as patas logo depois que eles comem. Isso acontece mesmo quando eles não utilizam as patas para comer, uma vez que eles costumam colocar diretamente a boca no prato. Mas um dos principais motivos para isso é outro.

Os gatos gostam de se limpar utilizando as patas e a própria saliva. E logo depois que eles comem é o momento no qual a boca deles costuma produzir mais saliva, e eles costumam aproveitar para lamber a pata e deixar guardada a saliva, nem que seja por um pouco de tempo, para posteriormente utilizar na sua limpeza.

Amassando coisas

Outro movimento que os gatos costumam fazer com suas patas é como se estivesse amassando pão. Isso eles costumam fazer em objetos e até mesmo nas pessoas, quando eles estão deitados. Este é um movimento que eles aprendem ainda quando são bebes e fazem nas tetas das gatas, para que saia uma maior quantidade de leite enquanto estão mamando.

Fogem dos banhos

Confira algumas das principais curiosidades do comportamento dos gatos

A grande maioria dos gatos realmente não gostam de tomar banho, mas isso pode mudar caso o dono consiga acostumar os felinos desde cedo. O fato é que os ancestrais dos gatos viviam em uma região mais seca, e isso fazia com que eles não estivessem muito familiarizados com grandes quantidades de água.

Os gatos também não gostam de se sentirem molhados, e geralmente os pelos deles costumam demorar muito para secar depois do banho. Então, se conseguir secar o felino bem, ele pode aprender a gostar mais do banho.

Correr e parar

A grande maioria dos gatos acabam correndo muito e, do nada, parando, ficando estáticas. Hoje em dia isso é visto nada menos do que uma brincadeira de parte dos felinos, que foram importadas dos antigos hábitos de caça dos seus ancestrais.