Por Rodrigo Bueno
- Atualizado
publicado em Comportamento

O latido dos cachorros geralmente acaba tendo algum significado. Quando eles estão no pátio, podem significar que eles estão acompanhando algum tipo de movimentação estranha nos arredores. Mas e quando eles estão dentro de casa? Os pets que costumam ficar mais perto dos humanos acabam tendo menos motivos para latir, mas nem por isso deixam de emitir os sons.

Confira alguns motivos para os cães latirem dentro de casa

Confira 5 motivos que podem estar provocando os latidos dos pets dentro de casa:

Eles estão tentando se comunicar com outros cães

Muitos humanos esquecem que os latidos acabam tendo uma função principal de comunicação entre eles, e não apenas deles para com as pessoas. Com isso, muitas vezes os cães de dentro de casa estão apenas sentindo a presença ou escutando algum tipo de barulho que possa remeter a um cão, e os latidos são tentativas de comunicação.

Eles estão ansiosos

Um outro motivo que pode acabar fazendo com que os cachorros comecem a latir é a ansiedade. Cães que se apegam muito a companhia dos humanos podem começam a latir apenas quando pensam que estão sozinhos. Por isso, este é um comportamento que acaba sendo comum quando durante a noite, por exemplo.

Eles podem estar sendo alertados

Confira alguns motivos para os cães latirem dentro de casa

Muitas são as vezes que os cães conseguem escutar barulhos que os humanos simplesmente não conseguem. Isso acontece em virtude da sua grande capacidade auditiva. Durante a noite, quando tudo está mais calmo, a audição dos pets pode escutar coisas há uma grande distância, o que pode provocar um latido que, aparentemente, não tem motivo.

Eles estão sentindo algum tipo de dor

Muitos cães, quando se sentem desconfortáveis, não emitem apenas sons de choro, eles também podem latir. Em determinadas situações, a dor pode acabar provocando neles uma espécie de medo, e os latidos pode ser uma forma que eles acabam tendo de lidar com aquilo.

Eles estão querendo brincar

O latido também pode ser uma forma de chamar a atenção dos humanos para o momento em que eles querem brincar, ou então para um tipo de brincadeira na qual ele late e as pessoas fazem alguma coisa de volta.