Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Muitas pessoas que não possuem muita experiencia com cuidados com os felinos podem ter uma certa dificuldade de criar um vínculo mais estreito com o pet. Mas isso não significa que os gatos sejam animais frios e que não se afeiçoam pelas pessoas, muito pelo contrário. O problema é que é eles demonstram este afeto de uma forma muito diferente dos humanos ou dos cachorros.

Confira formas de deixar o seu gato mais à vontade

Uma das formas de fazer com que o felino consiga demonstrar o seu afeto é oferecer um ambiente que seja realmente seguro para o pet. Confira algumas dicas para deixar o seu gato mais à vontade e melhorar o relacionamento com o pet.

Ofereça a sensação de controle

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas ofereçam uma sensação de controle para os felinos. A maioria dos gatos gostam muito de contato e interações, mas quase sempre nos termos dele, e não dos humanos. Por isso, deixe o felino decidir quando ele quer carinho, pelo menos nos primeiros meses de relacionamento e contato.

 Seja menos ameaçador

Confira formas de deixar o seu gato mais à vontade

As pessoas podem achar, do ponto de vista delas, que estão sempre oferecendo amor e carinho para os felinos. Mas, pode ser que os gatos tenham uma visão um tanto quanto ameaçadora dessas figuras. Por isso, é importante que as pessoas sejam menos agressivas, pelo menos em relação a sua postura. Por exemplo:

  • Fique ao nível do gato e estenda suavemente a mão;
  • Se o gato esfregar sua mão, é uma boa indicação de que ele pode estar aberto a carícias;
  • Preste atenção aos sinais de irritação e dê um tempo ao gato se observá-los. Os sinais incluem: abanar da cauda, ​​um miado mal-humorado ou uma rápida volta da cabeça para olhar para a sua mão;
  • Deixe os felinos sentarem ao seu lado, sem a presença de outros animais de estimação, ou tente brincar com eles com um brinquedo interativo como alternativa aos abraços e afagos que podem limitar os seus movimentos.