Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

A grande maioria dos cachorros adoram brincar com tudo o que eles enxergam pela frente. Mas o problema é que alguns destes itens não pertencem a eles, e sim aos humanos seus tutores. E isso pode causar alguns problemas, não apenas para as pessoas que podem acabar perdendo algum item de uso pessoal, mas também para o próprio cachorro, que pode acabar ingerindo algum item ou componente inapropriado.

Confira dicas para tirar objetos da boca do cachorro

Para alguns cães, o ato de pegar algum objeto dos humanos não passa de uma grande brincadeira. Por isso é importante criar um método para conseguir resgatar estes itens, uma vez que correr atrás do cachorro pode apender ser interpretado como parte da brincadeira, e o pet vai sair correndo sem parar.

Também de nada adianta tentar tirar o objeto utilizando a força, gritando ou brigando com o pet. Este tipo de ação pode acabar causando uma série de problemas para o cachorro no médio e no longo prazo, como traumas e medos constantes de que alguma coisa de ruim vai acontecer com eles.

Confira algumas dicas para conseguir remover algum objeto da boca do seu cachorro:

Ensine um comando

Antes de mais nada, é importante treinar o cachorro e preparar para este tipo de problema. Por isso, pode ser interessante ensinar um determinado comando específico para que o cachorro largue qualquer tipo de objeto que ele tenha na boca. Pode ser qualquer palavra de fácil compreensão para que o animal entenda claramente qual é a intenção do tutor, seja para liberar ou para pegar um determinado objeto.

Imobilize o animal

Confira dicas para tirar objetos da boca do cachorro

Caso o cachorro já esteja com o objeto na boca, é importante imobilizar o pet, mas sem utilizar a força bruta. Na grande maioria dos casos, apenas o ato da pessoa segurar o pet pela coleira vai fazer com que ele não consiga sair correndo, o que torna mais fácil a retirada do objeto.

Utilize repelentes

Caso este seja um comportamento regular do cachorro e ele fica dentro de casa, pode ser interessante utilizar determinados tipos de produtos repelentes que possuem odores que mantém o pet longe daquele item. Isso pode ser feito por um determinado tempo, já que o cachorro tende a aprender isso com o tempo.