Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Mesmo com a maior proximidade que as pessoas sentem em relação aos seus cães, existem ainda diversas situações nas quais as pessoas acabam preferindo que os seus cachorros fiquem do lado de fora de casa. Isso geralmente acontece quando a pessoa mora em uma casa que possui um pátio grande, ou ainda quando as pessoas acabam adquirindo um cão para aumentar a segurança do local.

Confira dicas para acostumar o cão a dormir fora de casa

Mas isso pode acabar não sendo uma tarefa das mais fáceis, especialmente quando os cães acabam se acostumando a ficar dentro de casa. Isso costuma acontecer quando eles são filhotes, por exemplo, já que são mais frágeis e muitas pessoas preferem que eles fiquem por perto. Além disso, também existem casos nos quais os cães ficam entrando em casa, o tempo todo, para conseguir ficar mais tempo perto dos seus donos.

Confira algumas dicas para conseguir acostumar o pet a ficar mais tempo do lado de fora de casa:

  • Grande parte dos pets acabam querendo ficar dentro de casa para conseguir ficar mais perto dos seus humanos prediletos. Por isso, pode ser muito importante que as pessoas passem algum tempo com o pet do lado de fora. Dessa forma, ele vai saber que as pessoas também poderão estar perto mesmo quando ele está do lado da rua.

Confira dicas para acostumar o cão a dormir fora de casa

  • Brinque bastante com o pet neste espaço. Aproveite, se for o caso da casa ter um grande pátio, para correr com ele e brincar com acessórios. Dessa forma, ele vai entendendo que aquele é um espaço muito interessante e divertido para ele.
  • Caso o cachorro insista muito em ficar entrando em casa, realize um treinamento com reforço positivo. Mantenha ele do lado de fora e sempre que ele não tentar entrar, recompense com algum petisco. Assim ele vai entendendo que é mais vantajoso ficar do lado de fora do que do lado de dentro da casa.
  • Coloque alguns itens para dificultar a entrada do pet dentro de casa, como grades temporárias. Dessa forma, ele vai acabar se sentindo menos confortável em ter que ultrapassar os obstáculos para ficar entrando o tempo todo.