Fofuxo.com

Confira dicas para acalmar seu cão quando ele fica muito tempo sozinho

Cachorros tendem a ficar muito eufóricos com a chegada do dono.

Os cães não gostam de ficar muito tempo sozinhos, isso é fato. São animais que possuem a matilha e o grupo como elementos muito fortes e presentes no seu DNA. Como se isso não bastasse, eles ainda foram acostumados com a presença constante dos humanos ao seu redor, e isso faz com que estes cães detestem a solidão.

Confira dicas para acalmar seu cão quando ele fica muito tempo sozinho

A prova disso é o que acontece logo depois que o dono chega em casa e que o animal passa o dia inteiro sozinho. É uma verdadeira festa, mas que logo pode se transformar em uma recepção não tão agradável. Alguns animais chegam a passar mal ao ver o seu dono depois de um dia inteiro sozinho.

É claro que a reação dos animais sempre vai variar de indivíduo para indivíduo, inclusive variando bastante entre animais da mesma raça. Portanto é importante que os donos criem uma espécie de padronização do comportamento logo nos primeiros dias da presença dos cães em casa, preparando assim o animal para tentar controlar as suas emoções e ansiedade, por mais que ele não entenda o que está fazendo.

Confira algumas dicas para evitar este problema com o seu amigo de quatro patas.

Separação aos poucos

Um dos primeiros erros que as pessoas cometem com os cães quando eles ainda são filhotes é o processo de separação da mão e dos irmãos. Muitos acreditam que este rompimento deve ser feito drasticamente, mas isso apenas dá a impressão que o sofrimento é menor. O ideal é fazer a separação aos poucos. O filhote também deve ser acostumado aos poucos a ficar sozinho, mesmo que seja em um ambiente separado.

Recompensas

O sistema de recompensas funciona muito bem com os cães e é a base do treinamento destes animais. Uma dica interessante é começar a premiar o seu cão quando a pessoa for sair de casa. Oferecer um ossinho ou um petisco assim que o dono sair de casa vai fazer com que o animal associe aquele momento a algo positivo.

Ignorando na chegada

Confira dicas para acalmar seu cão quando ele fica muito tempo sozinho

Pode parecer um tanto quanto cruel, mas a grande maioria dos especialistas confirmam: o ideal é ignorar completamente a festa dos cães ao chegar em casa. O motivo também está relacionado ao sistema de recompensas que tanto faz sentido na vida dos pets. Caso a pessoa faça festa para o cão quando ele latir ou chorar na chegada, ele está sendo motivado a continuar com este comportamento para sempre.

Dois é melhor

Uma outra dica interessante para as pessoas que passam longos períodos fora de casa é arranjar uma companhia para o seu cão. Pode ser tanto um outro cachorro quanto um gato, mas o fato é que pesquisas comprovam que animais que contam com outros animais como durante o dia tendem a ficar mais calmos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários