Quem é o cachorro mais inteligente do mundo? É essa pergunta que um grupo de cientistas tentaram responder neste ano de 2020. O grupo organizou uma competição chamada Genius Dog Contest ao longo deste mês de novembro e que foi mostrado em tempo real por streaming tanto pelo Facebook quanto pelo YouTube.

Cientistas da Hungria fazem competição para encontrar cachorro mais inteligente

O objetivo do concurso era testar os cães considerados mais inteligentes do mundo. É claro que a metodologia utilizada é questionável, uma vez que os cientistas chegaram nestes cães apenas através do boca a boca e por interações nas redes sociais. Mesmo assim, a ideia era reunir um time de cães notáveis para ver quem conseguia aprender mais nomes de objetos.

Algumas raças de cães como o Border Collie ficaram famosas por estudos científicos que mostram sua capacidade de lembrar palavras. Um representante dessa raça, Chaser, que morreu recentemente, aprendeu mais de mil nomes. A força motriz por trás desse desafio, que também é um experimento científico, é Claudia Fugazza. pesquisadora do comportamento canino e membro do Family Dog Project na Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste. E a empresa patrocinadora é, claro, a Purina.

Cientistas da Hungria fazem competição para encontrar cachorro mais inteligente

Mesmo com o concurso realmente sendo realizado com uma série de regras, os próprios organizadores que o título de “Mais Inteligente do Mundo” seria uma brincadeira. Os cientistas ainda não sabem ao certo o que faz com que um determinado cachorro consiga aprender uma grande quantidade de nomes.

Muitos cães não conseguem atingir o feito de aprender, por exemplo, o nome de 100 brinquedos diferentes. Outros conseguem. Os pesquisadores afirmam não saber ao certo as origens desse desempenho excepcional. E por isso a ideia do concurso também funcionaria como uma pesquisa transmitida ao vivo para quem quisesse acompanhar e ajudar.

Todos os vídeos da competição podem ser conferidos no canal do YouTube do Genius Dog Challenge. https://www.youtube.com/channel/UCDvr5quzSS8xmOPOHzMokjA