As mordidas de cães são incidentes comuns que podem ir desde um simples machucado até agressões mais séries. Na grande maioria dos casos a culpa pelos ataques dos cães é do próprio ser-humano, que pode estar provocando o animal, invadindo o seu espaço ou não ter criado ele como deveria. Em alguns casos o animal também pode morder em virtude de algum problema que pode estar acontecendo com a sua saúde.

O que fazer no caso de uma mordida de cão?

O fato é que sempre é importante saber quais são os cuidados e as providencias que devem ser tomadas quando alguma pessoa sofre uma mordida de cão. Confira o que deve ser feito para evitar qualquer tipo de complicação mais série em decorrência deste ferimento.

Primeiros cuidados

O primeiro passo é lavar bem o local onde foi mordido. Para esta limpeza o ideal é utilizar água corrente e sabão neutro, mas de preferência não utilizar o sabão em barra que fica exposto. Caso não tenha sabão, apenas deixe correr bastante água no ferimento. Não esfregue o local e também não utilize panos ou esponjas.

Procedência da mordida

Caso a pessoa tenha sido mordida por um cachorro que seja seu e o animal está vacinado e não apresenta qualquer tipo de problema de saúde, não será necessário ir até um médico ou hospital caso a mordida não tenha sido muito profunda. Basta um simples curativo para evitar que o ferimento fique exposto. É importante também ficar de olho para ver o machucado não vai infecionar. Aos primeiros sinais de surgimento de pus, o ideal é ir até um médico.]O que fazer no caso de uma mordida de cão?

Caso o animal seja de rua ou a pessoa mordida não conheça o seu dono, é importante ir até um centro de atendimento médico com o objetivo de tomar uma vacina que vai impedir que doenças como a raiva se desenvolvam no organismo do humano. Caso o cachorro seja de algum vizinho, é importante tentar descobrir se o cachorro foi vacinado corretamente.

Casos que exigem atenção

Qualquer ferimento causado por algum animal que acaba resultando em um ferimento muito grande, ou então um ferimento que demora muito para fechar, deve ser motivo de preocupação. Nestes casos é importante procurar um médico.

Outro ponto importante é qualquer mudança de comportamento que pode ser apresentado pela pessoa que foi mordida, já que um dos sintomas da raiva é justamente uma mudança no comportamento das pessoas.