Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Uma cena bastante comum entre as pessoas que possuem gatos em casa como animal de estimação é quando eles acabam adotando uma caixa de papelão como sua caminha ou até mesmo moradia. E isso acaba sendo feito até mesmo quando se trata de uma caixa de papelão que embala uma caminha específica para o felino.

Caixa de papelão: Por que os gatos gostam tanto?

Mas afinal de contas, por que os gatos acabam gostando tanto de caixinhas de papelão? Na verdade, o que realmente chama a atenção destes pets é justamente as características do material da caixa. O papelão possui uma textura considerada agradável para que os gatos consigam afiar suas garras.

Além disso, apesar de oferecer uma certa resistência, o papelão também conta com um aspecto mais frágil, o que ajuda na diversão do felino também, que gosta de destruir e rasgar algumas coisas, seja com as unhas ou seja com os dentes.

Já o formato das caixas também acaba se tornando interessante para os gatos que são animais que gostam deste tipo de local mais retraído e escuro. Eles se sentem muito mais seguros quando estão dentro deste ambiente mais seguro. Os ancestrais dos gatos costumavam se esconder nos cantos escuros, seja para descansar ou seja para caçar.

Caixa de papelão

Além disso, uma outra característica que as caixas de papelão oferecem para os felinos que acaba deixando-os muito mais confortável é o fato dele ser considerado como um material térmico. Ou seja, eles conseguem tanto manter as temperaturas um pouco mais frescas no seu interior, ou seja, mais quente quando a temperatura externa está mais fria.

Por isso, os especialistas recomendam que os humanos não briguem contra essa preferência dos gatos. As caixas de papelão podem ser deixadas para que os felinos realmente aproveitem. Mas é importante que os humanos fiquem atentos para que essa caixa seja trocada de tempos em tempos. Pois na medida em que os felinos vão destruindo a caixa, eles podem acabar se tornando perigosas para os próprios.