Fofuxo.com

Por que os cães uivam?

Saiba mais sobre este som emitido pelos nossos animais de estimação prediletos.

Cachorro uivando no meio da noite é uma rotina em diversos locais. Muitas pessoas acabam acordando assustadas com este tipo de barulho, já que os uivos também costumam ser utilizadas na ficção para criar uma atmosfera mais assustadora. Mas, para os cães, este tipo de som é bem comum e não tem nada de estranho.

Por que os cães uivam?

Existem diversos motivos que podem fazer com que os cães domésticos uivem, mas este é um comportamento ancestral herdado pelos lobos que ainda estão presentes no DNA dos nossos pets. Os lobos utilizavam este método de comunicação para encontrar outros lobos que estivessem em uma distancia maior, quase sempre para avisar ou tentar prevenir algum tipo de perigo.

O uivo é diferente do latido justamente em virtude do seu alcance. Quando os cachorros uivam eles conseguem emitir um som que chega longe nos ouvidos de outros cães. Por isso que, muitas vezes, um cão que está em uma distancia enorme pode começar a uivar e desencadear uma reação. Também é por isso que eles costumam projetar a sua boca para cima, para que o alcance do uivo seja ainda maior.

Por que os cães uivam?

Hoje em dia os cachorros, na maioria dos casos, não dependem do uivo para se comunicar com outros cães. Eles uivam por diferentes motivos, dentre eles em função de desconfortos físicos, quando alguma cadela próxima está no cio, porque deseja atenção, está entediado, triste até mesmo estressado.

Ou seja, na maioria dos casos os cães ainda uivam quando se sentem ameaçados por alguma coisa. Quando eles estão com algum tipo de dor, por exemplo, o uivo acaba acontecendo na tentativa do cachorro em conseguir algum tipo de ajuda.

Também está relacionado com a reprodução. Como os cachorros sentem o cheiro das cadelas no cio a quilômetros de distância, eles começam a uivar na tentativa de localizar onde ela está.

Postado em .


Pela Web

Comentários