O ato de lamber as patas é comum entre os cães, alguns cães lambem as patas, de forma mais delicada, outros de forma mais forte, e até mesmo mordem a pata. Mas o que será que motiva os cães a manter este comportamento?

Por que os cães lambem as patas?

São muitas as razões que poderão fazer seu cão lamber ou mesmo morder a pata, algumas delas mais simples, e outras delas mais graves confira algumas informações em seguida.

O que faz com que os cães lambam as patas?

Os machucados nos dedos, ou mesmo almofadas, unhas ou ossos possivelmente fraturados, farpas, e outras situações estranhas poderão acabar por furar ou se alojar nos dedos do cãozinho, como por exemplo os carrapatos, estes são apenas alguns dos motivos que fazem os cães lamberem suas patas.

No caso de doenças mais sérias, podemos citar os cistos, tumores e outros tipos de cânceres, doenças alérgicas ou ainda as doenças que são consideradas autoimunes.

Por que os cães lambem as patas?

É comum que cães tenham doenças alérgicas de pele, e essa razão é comum para que os cães mordam ou lambam as patas de forma frequente. Dentre as alergias, as alergias alimentares são mais comuns, mas as bactérias e fungos poderão agravar esta situação.

Procure observar seu animal de estimação, e fique atento para localizar a causa do problema para que ela possa ser tratada. Ao começar a perceber este tipo de comportamento no animal, é interessante que se leve o mesmo no veterinário, já que a maior parte das razões que levam os cães a lamberem as patas de forma constante é algo tratável.

Sempre que possível informe para o veterinário sobre o comportamento do animal de estimação, principalmente se ocorrer de forma repentina e persistir em longos períodos de tempo, a vermelhidão na pele do cão, ou traços escuros, inchaço, odores e sangramentos podem indicar problemas sérios que requerem cuidados médicos.