Fofuxo.com

Cães imitam a personalidade dos donos, afirma estudo

Cachorros adquiriram a habilidade de entender diversas emoções humanas.

Muitos estudos estão, agora, comprovando algo que as pessoas que convivem com cães de uma forma mais próxima já sabiam. Os cachorros adquiriram, com o passar do tempo, diversas habilidades que estão diretamente relacionadas ao reconhecimento de determinadas emoções. Mais do que isso, pesquisas afirmam que os cachorros acabam se adaptando e imitando os sentimentos dos humanos que estão ao redor de uma forma geral.

Cães imitam a personalidade dos donos, afirma estudo

Os resultados de uma pesquisa mais recente realizada por um grupo de cientistas austríacos mostram que os cachorros, com o passar dos seus anos de convivência com os humanos, passaram a desenvolver uma personalidade bastante parecida com a dos seus humanos.

De acordo com as informações que foram divulgadas junto com os resultados deste estudo, a pesquisa foi feita com um total de 132 cachorros e seus respectivos donos. Eles passaram por uma série de testes, que incluíam algumas medições de saúde, tais como os batimentos cardíacos. Foram medidas também as respostas a possíveis ameaças. Os pesquisadores também coletaram amostras de saliva para medir os níveis de cortisol presentes.

Os donos receberam algumas classificações ao longo das pesquisas, tais como neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. Por último, o grupo de cientista também aplicou um questionário para entender a personalidade dos cães, uma vez que as perguntas eram respondidas pelos donos sobre o comportamento dos animais quando eles estavam em casa.

Resultados

Cães imitam a personalidade dos donos, afirma estudo

Os resultados mostram, de uma forma bastante clara, que os cachorros conseguem refletir de uma forma bastante clara diversas das emoções dos seus donos, tais como a ansiedade e também a negatividade. "Nossos resultados comprovam aquilo que vivemos na prática: cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", afirma um dos pesquisadores envolvidos.

Mas a pesquisa também mostra que existe uma influência tanto dos humanos para com os animais quanto também os animais em relação aos humanos. Quando os cachorros conseguem captar uma grande mudança no comportamento do dia a dia, como quando as pessoas estão tristes ou estressadas, eles também conseguem adaptar o seu comportamento para tentar alegrar o humano, um mecanismo de defesa que percebe que alguma coisa está acontecendo de errado com o seu principal provedor.

Postado em .


Pela Web

Comentários