Quando os cachorros que ficam dentro de casa simplesmente desaparecem, uma pista que acaba sendo bem efetiva é procurar o pet de baixo da cama. Afinal de contas, este pode ser considerado como um dos locais prediletos deles, especialmente quando querem se esconder de alguma coisa, ou simplesmente passar um tempo dozinho.

Por que os cães gostam de se esconde debaixo das camas?

Pesquisadores da Universidade da Califórnia decidiram liderar um projeto que buscava entender melhor este comportamento canino. De acordo com os resultados que foram obtidos, o principal motivo acaba sendo o fato de que eles realmente acreditam que embaixo da cama é um local seguro e confortável o suficiente para que possam relaxar e tirar uma soneca.

Um outro fator que também acaba contribuindo bastante para a escolha deste local por parte dos cães é a temperatura ambiente que acaba sendo gerada embaixo da cama, uma vez que ele costuma ser mais fresquinho nos dias mais quentes do ano, em função da proximidade com o chão, mas também pode ser aquecido durante o inverno, especialmente se tiver algum tapete por perto.

Por que os cães gostam de se esconde debaixo das camas?

Mas, em alguns casos, este comportamento aparentemente inofensivo precisa ser investigado mais a fundo. Quando os cães estão sofrendo com algum tipo de dor ou de inconveniência, podem acabar procurando este local justamente por achar que ali conseguiria se sentir mais seguro. No seria uma causa, mas sim um sintoma do que pode estar acontecendo de errado com o seu pet.

Dores no corpo, por exemplo, podem acabar fazendo com que os animais procurem um local mais apertado. Já quando os animais estão passando por crises de depressão ou de ansiedade, eles também podem ficar debaixo da cama. Festas com uma grande quantidade de pessoas ou locais que tenham muitos fogos de artificio, por exemplo, podem fazer com que os cães fiquem de baixo da cama.

Por isso, de uma forma geral, este é um comportamento que não exige muitas preocupações. Mas quando é demais, pode ser interessante uma visita ao veterinário.