Você reparou que em algum momento você está distraído e o seu cãozinho está o tempo inteiro do seu lado, nos seus pés, não importando onde você vai e nem mesmo o que está fazendo. Estes animais sempre estão seguindo seus tutores como se não conseguissem passar poucos minutos longe deles.

Por que os cachorros seguem os seus donos?

Mas por que motivos os cães fazem isso?

A maioria das pessoas pensam que é por conta do amor que sentem pelos seus tutores ou mesmo para matar a saudade dos humanos, quando estes acabam passando muito tempo do dia fora de casa.

Além do amor, a vontade que os cães sentem de ficar junto dos humanos favoritos vai bem além do seu instinto.

Conforme especialistas no assunto em comportamento canino, uma das coisas mais importantes que os cães aprendem a fazer ainda bebês é procurar seguir os irmãos da ninhada. Isto é fato, assim que se prestar atenção quando um filhote começa a se arrastar em direção a sua mãe, outros começam a seguir, todos eles na intenção de chegar até o que será a fonte de alimentação, no caso a mamãe.

Por que os cachorros seguem os seus donos?

Assim que estes cães passam a conviver com humanos, os cães começam a ver o seu tutor como alfa da matilha, este que é um membro principal e mais forte do grupo, é este membro que deverá fornecer abrigo, segurança, carinho e acima de tudo uma boa alimentação para o cão. A partir disto, por instinto, eles passam a seguir o humano para todos os lados.

Outra particularidade é que os cães são animaizinhos que gostam muito de companhia, e de fazer parte de uma comunidade, seja esta comunidade canina ou mesmo humana, o ato de ficar sozinhos não combina com eles.