Assim como acontece com os humanos, os animais também podem ter a sua rotina alterada neste período de quarentena, no qual muitas pessoas estão mais tempo dentro de casa. Por enquanto, tudo parecia apenas uma impressão aos olhos dos humanos, mas as mudanças no comportamento de cães acabaram sendo atestada por um estudo feito por pesquisadores de Budapeste, na Hungria.

Cachorros podem ter sono alterado durante a quarentena

Na verdade, o estudo tinha como principal objetivo mostrar a importância de olharmos para o sono dos cães. Sabe-se que o sono é algo fundamental para a saúde dos humanos, tendo um impacto nas mais diversas áreas de atuação da pessoa como um todo. Mas, até o momento, ainda não se entendia muito a importância do sono para os cães.

Diferentemente de outros animais da natureza, os cachorros acabaram tendo uma rotina bem diferente daquela vivida por outros animais em relação ao sono. Enquanto a grande maioria precisa estar sempre alerta, para evitar predadores, os cães que possuem um lar vivem o sono de uma forma mais tranquila.

Essa adaptação do sono dos cães aconteceu por volta de 15 mil anos atrás e fez com que os cachorros precisassem de ciclos de sono maiores, como os humanos, além de também passar a sofrer com problemas parecidos, como apneia e insônia.

Cachorros podem ter sono alterado durante a quarentena

O estudo aponta que os cães acabam tendo ciclos muito parecidos com o dos humanos. Além disso, os cães podem acabar apresentando movimentos involuntários durante determinadas fases do sono, o que está diretamente relacionado com a qualidade do sono.

Alguns estudos apontam que as sonecas tiradas pelos cães ao longo do dia são de sono pouco profundo, em sua maioria sono REM. Mantendo seu estado de alerta a qualquer barulho ou alteração do ambiente. Tudo isso também vai variar do local em que o cachorro dorme.

E a mudança principal que a quarentena traz para o sono dos cães é justamente a perda deste espaço de soneca, já que eles tendem a ter mais dificuldade para dormir enquanto os humanos estão circulando. Com isso, eles podem apresentar mudanças comportamentais, como níveis de estrese mais elevados.

Portanto, é importante que, se o cachorro estiver apresentando alguma mudança no comportamento, sejam tomadas algumas providencias, como seguir uma rotina para dormir e acordar junto com o cão e deixar  sempre um cômodo disponível para o cão descansar ao longo do dia.