Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Quem já teve um cachorro em casa ou convive diariamente com um, especialmente quando eles ainda são filhotes, sabem que eles adoram fazer uma série de brincadeiras. Muitos deles acabam acumulando tanta energia que acabam fazendo algumas coisas que podem ser consideradas um tanto quanto destrutivas, especialmente para os humanos. E um dos exemplos mais comuns é quando eles pegam, correm e estragam roupas e outros acessórios dos seus donos.

Por que os cachorros pegam e correm com as roupas dos donos?

Isso pode acontecer das mais variadas formas, desde quando eles pegam chinelos e outros calçados dos seus donos e saem correndo por aí, ou quando eles pegam roupas diretamente do varal e outras peripécias. Mas quais seriam os motivos que levam os cães a fazer este tipo de coisa?

Na maioria dos casos, eles preferem roupas e calçados dos seus donos por causa do cheiro. Mesmo que os itens estejam limpos, o olfato dos cães é tão poderoso que consegue identificar cheiros dos seus donos nestas peças. Por isso os cães podem acabar puxando as roupas dos varais.

Por que os cachorros pegam e correm com as roupas dos donos?

Por isso, quando eles pegam uma peça de roupa dos seus donos eles estão querendo, de fato, se sentirem mais próximos dos humanos. E isso pode acabar acontecendo especialmente quando as pessoas ficam muito tempo fora de casa, já que os cães sentem muito quando ficam sozinhos. Mas essa falta também pode ser sentida quando os donos estão por perto, especialmente quando eles ainda são filhotes.

Outro motivo que leva os cães e pegarem peças de roupas dos seus donos é justamente para conseguir chamar a atenção deles. Eles acabam percebendo, com base nas primeiras reações, que as pessoas tendem a correr atrás deles quando isso acontece. E isso pode ser encarado como um tipo de brincadeira pelos cães mais novos.

Já quando eles são mais velhos, a principal causa deste tipo de comportamento acaba sendo o acúmulo de energia. Nestes casos, é fundamental que as pessoas consigam manter uma rotina de atividades que envolvam brincadeiras, caminhadas, corridas e outras, para que eles consigam gastar a energia ao longo do dia.