Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

A chegada de um novo bebê na família sempre é um fato que acaba tendo um impacto em todos ao redor, não apenas nas pessoas, mas também nos pets, especialmente naqueles que já são tratados pelos familiares como se fossem filhos. Por isso, realmente é muito importante tomar algumas medidas para que esta chegada não cause nenhum tipo de frustração no cachorrinho que já estava ali.

Cachorros e novos bebês: Confira dicas para lidar com a situação

Existem diversas reações que podem acabar sendo esperadas dos cachorros na chegada de um bebê. Existem aqueles que podem simplesmente aceitar logo de cara. Alguns outros podem manifestar algum tipo de ciúmes, o que pode acarretar desde o simples fato do pet não querer chegar perto da criança, até aqueles que podem mostrar algum tipo de reação.

Confira algumas dicas para promover este tipo de encontro de uma forma mais tranquila possível:

Mantenha sempre o espaço do cão

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas não tentem forçar muito esse encontro. Na verdade, normalmente o pet vai querer saber quem é aquela nova pessoa, a título de curiosidade. Mas, ao mesmo tempo, é importante que as pessoas consigam manter uma certa rotina dos seus pets, especialmente em relação aquele espaço que ele considera seguro.

Aproveite os momentos de curiosidade

Cachorros e novos bebês

Quando o cachorro realmente demonstrar este interesse em se aproximar ou ter algum contato com o bebê, é uma excelente hora para promover o encontro. É importante deixar o cão seguir o seu tempo, ele geralmente vai querer cheirar e chegar perto, até se manter seguro. É claro que isso deve ser feito sempre com a supervisão de adultos.

Divida a atenção

É claro que um novo bebê vai acabar exigindo mais atenção de parte da família. Mas o cachorro pode simplesmente não entender isso. Então é muito importante que os adultos mantenham uma rotina de contato, passeios e brincadeiras com o cão, o mais perto de como era anteriormente, quando a criança ainda não tinha chegado.

Relaxe o seu cão

Caso o seu cachorro tenha crises de ansiedade, é importante que ele fique bem relaxado para este encontro. Dentre as técnicas disponíveis estão atividades, passeios, brincadeiras, brinquedos interativos, vídeos e playlists desenvolvidos exclusivamente para pets, alimentos com princípios ativos específicos, entre outras.