De acordo com especialistas no assunto, a motivação para os cães morderem de forma geral é o medo, alguns cães por sua vez podem ser mais territoriais, resultando assim em uma agressão se estiverem guardando algo importante para eles, ou ainda defendendo a sua cama preferida, seu pote de comida, entre outros.

Por que alguns cachorros atacam seus donos?

Especialistas em comportamento animal dizem que muitos dos ataques geralmente ocorrem em épocas de festas, e frequentemente não são os donos que são os mordidos.

O Natal por exemplo, deixa os animais de estimação estressados pois muitos donos pedem que outras pessoas fiquem com eles enquanto fazem suas compras ou suas viagens. Os cães ainda ficam estressados e confusos com a casa repleta de convidados, bem como crianças empolgadas correndo para lá e para cá, e uma queda no número de vezes que são levados para passear por exemplo.

Festas de final de ano novo, com explosão de fogos são momentos bastante complicados para os cães, estes que são mais sensíveis a sons do que os humanos.

Para entender melhor os ataques

Por que alguns cachorros atacam seus donos?

Saiba que independente da época do ano, os donos de mais de um cão precisam analisar como eles se comportam um com o outro.

Caso os cães oferecem um comportamento competitivo, poderão vir a agredir um ao outro e também direcionar esta agressão para o dono.

O cão que geralmente é manso, possui maiores chances de atacar se estiver com dores, quer seja um machucado durante um acidente, quer seja um problema de ordem crônica.

As doenças de fígado, e tumores no cérebro poderão gerar este tipo de comportamento imprevisível.

Um outro potencial risco é se o cão estiver sofrendo algum tipo de trauma, ele deverá ficar receoso de situações parecidas com as que estava sofrendo quando ocorreu algum tipo de violência.