Uma reclamação bastante frequente na relação entre as pessoas e seus pets é a dificuldade de que alguns sentem ao tentar chamar a atenção dos cachorros e fazer com que eles realmente escutem quando os chamam ou quando estão tentando corrigir um determinado comportamento.

Cachorro teimoso e não escuta? Confira dicas do que fazer!

Este é um sinal que realmente deve ser levado em consideração, já que a impossibilidade de comunicação realmente pode indicar uma série de problemas mais graves. E, em determinadas situações, esta falta de sintonia pode ser muito perigosa. E um exemplo clássico é quando os cães se desprendem do controle dos donos em uma rua movimentada.

Mas uma das causas mais frequentes deste tipo de comportamento é justamente o fato de que muitas pessoas querem chamar o cão apenas nestes momentos em que eles estão muito estimulados. Por exemplo, quando ele se solta da coleira para correr atrás de outro animal.

Este é o momento no qual o cachorro já deve estar acostumado a obedecer, e não o momento no qual o humano vai tentar ensinar algo. Portanto, o treinamento para este tipo de situação deve ser feito justamente dentro do ambiente controlado e quanto toda a atenção do pet está focada no humano.

Cachorro teimoso e não escuta? Confira dicas do que fazer!

Por isso, ao brincar com o cachorro, os donos já podem ir treinando alguns comandos. Lembre-se que alguns truques podem tornar isso mais fácil, como utilizar sempre palavras simples de ser ditas e entendidas. Além disso, é fundamental que os cachorros sejam recompensados sempre que eles obedecerem ao comando.

Além disso, uma outra dica é utilizar uma guia longa na rua pode ajudar. Com isso, você consegue aprimorar o aprendizado e, ao mesmo tempo, manter o animal em segurança. E, nunca esqueça de buscar ajuda profissional caso este comportamento não for corrigido pelo próprio dono.