Um comportamento muito comum entre os cães que ficam mais tempo dentro de casa e mais perto do humano é quando ele segue para todos os locais onde a pessoa vai. Em um primeiro momento, este tipo de comportamento pode acabar sendo interpretado como uma espécie de carinho ou de afeição do pet. Mas, quando isso acontece de uma forma muito frequente, pode ser que seja um comportamento que esconde problemas do cão.

Por que meu cachorro me segue pela casa?

Especialistas afirmam que este cenário pode acabar revelando um cachorro com um comportamento inseguro, tenso e que pode estar vendo o seu bem-estar comprometido. Normalmente este tipo de comportamento acaba estando relacionado mais a insegurança do que a um excesso de apego ao dono.

Este tipo de comportamento pode acabar depender do ambiente que o humano cria para o cachorro, mas que também varia de personalidade do cão e da forma como ele é tratado pelo tutor. Quando os humanos acabam dando broncas, batendo, borrifando água, dando cutucão, etc, pode deixar o pet ainda mais inseguro.

Por que meu cachorro me segue pela casa?

Também deixa o ambiente mais inseguro quando o humano acaba não tendo uma inconsistência na rotina e nas reações do tutor para com o cão. Por exemplo, se cada dia o humano acorda em um horário, tem dias que passeia mas outros não, a comida é oferecida em horários aleatórios, etc. Tudo siso facilita o animal a ser inseguro. E isso pode acabar fazendo com que o pet siga mais ainda o humano.

Como tornar o ambiente mais seguro para o pet?

Diante de tudo isso, como os humanos podem acabar ajudando a criar um ambiente mais seguro para os cachorros? O primeiro passo seria tentar entender o que está acontecendo, avaliando os comportamentos errados do pet. Depois disso, os tutores devem propiciar atividades que auxiliem o cão a se tornar mais seguro.

Tornar o ambiente mais enriquecido e interessante faz com que o cão gaste energias ao longo do dia. Além disso, tentar implementar uma rotina, para que o pet consiga internalizar o que vai acontecer ao longo do seu dia acaba ajudando a tornar ele mais seguro.