Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os passeios com os cachorros na rua podem acabar se tornando momentos cheios de surpresa para os humanos. Mesmo aqueles que estão acostumados com este momento, na grande maioria dos casos, precisam ser contidos diante dos mais variados estímulos que eles encontram em um ambiente aberto e livre, no qual eles sentem os mais variados tipos de odores e percebem movimentos chamativos.

Por que meu cachorro rola no lixo?

Mas um comportamento que não é raro e que pode incomodar muitos humanos é quando eles conseguem se soltar e correm diretamente para o lixo. E, além disso, muitos gostam de rolar no lixo, ficando com aquele cheiro. Mas quais seriam os motivos que fazem com que alguns pets, até mesmo aqueles que vivem dentro de casa, que levam eles para o lixo?

De acordo com os pesquisadores, na grande maioria dos casos este tipo de comportamento dos cachorros está relacionado aos instintos primitivos do animal. Neste caso, eles estariam tentando disfarçar o´seu9 próprio odor para que eles não consigam ser encontrados pelos animais que possam ser considerados como possíveis predadores.

É claro que, nos dias de hoje, os cachorros domésticos não precisam lidar com animais que possam ser considerados como predadores, e por isso mesmo este comportamento pode ser considerado como um instinto primitivo, algo que eles fazem por puro impulso.

Por que meu cachorro rola no lixo?

Um outro motivo que também pode acabar levando o animal para a sujeira está diretamente relacionado aos produtos de higiene e limpeza que os humanos utilizam no pet para que eles fiquem com um cheiro mais agradável, como aqueles utilizados durante o banho. Muitos simplesmente não gostam, pois deixam de sentir o seu próprio cheiro.

Como todos sabem, o cheiro é muito importante para os cachorros de um modo geral, já que eles conseguem reconhecer diferentes indivíduos apenas pelo odor. Por isso que shampoos, perfumes e outros produtos parecidos podem acabar apagando a identidade do cão. E essa corrida para o lixo acaba se tornando uma tentativa de recuperar este cheiro próprio.