Seu cachorro destrói muitas coisas dentro de casa? Pois a solução pode ser começar a colocar ele a dormir no seu quarto. Pelo menos é o que aponta um estudo desenvolvido pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi.

Cachorro que dorme no mesmo quarto do dono é menos destruidor

De acordo com a pesquisa, que ainda está em fase de desenvolvimento, já é possível chegar a conclusão de que os cães que geralmente dormem no mesmo quarto que o seu dono tendem a destruir menos coisas dentro de casa. Este comportamento, de acordo com o especialista, está diretamente relacionado aos sintomas da chamada ansiedade de separação.

Os primeiros resultados do levantamento foram apresentados em outubro no Encontro Anual da Associação de Treinadores Profissionais de Cachorros, nos Estados Unidos (APDT, na sigla em inglês). Para o estudo, foram coletados dados a partir de um questionário que incluía perguntas sobre onde o cão permanece à noite e com qual frequência destrói objetos ou faz as necessidades em locais indesejados quando deixados sozinhos em casa —sintomas de ansiedade de separação.

Cachorro que dorme no mesmo quarto do dono é menos destruidor

Ainda não estão claros os motivos que levam a esta associação, mas tudo indica que seja a companhia mesmo do dono. Os cães possuem a mesma noção de tempo e de espaço que os humanos, e as vezes uma noite de sono no espaço ao lado do quarto do dono pode parecer horas de solidão para os cãezinhos.

O reflexo acontece ainda mais evidentemente quando o cachorro fica muito tempo sozinho durante o dia. Este tempo de proximidade com o humano durante a noite seria uma forma de compensar o restante do dia, reduzindo assim as crises de ansiedade que os animais sentem.