Fofuxo.com

Cachorro confuso coloca a cabeça para o lado?

Será que o movimento feito pelo cão com a cabeça é realmente sinal de confusão?

Os humanos convivem muito próximos aos seus cães, e hoje em dia está proximidade está cada vez mais intensa, na medida que as pessoas estão deixando de morar em casa com pátios para morar dentro de pequenos apartamentos onde os cães ficam a lado dos humanos o tempo todo. Com esta convivência, é possível realmente perceber alguns padrões de comportamento dos cachorros que antes passavam batidos.

Cachorro confuso coloca a cabeça para o lado?

Por exemplo, em determinados momentos os cães fazem um movimento com a cabeça, deixando ela com um pouco para o lado em relação ao eixo do seu corpo. Como os humanos possuem a mania intrínseca de encontrar ou criar um significado para tudo, logo acabou convencionando-se que aquilo significava que o cachorro estava confuso em relação a alguma coisa.

Mas será que realmente este movimento pode ser um sinal de confusão ou este é apenas mais um mito criado?

Mito com fundo de verdade

Cachorro confuso coloca a cabeça para o lado?Na verdade, a grande maioria dos pesquisadores afirmam que nada pode ser afirmado sobre esta afirmação. Não existe nenhum embasamento cientifico que consiga comprovar que realmente o cão está confuso quando ele inclina a cabeça para o lado. Mas os pesquisadores conseguem ter algumas dicas do que pode significar estes movimentos.

Uma das possibilidades seria a de que os cães podem fazer este movimento para tentar escutar melhor, o que poderia sim estar relacionado a um determinado tipo de confusão, já que ao tentar escutar melhor ele estaria tentando entender melhor uma determinada situação. Como os cães possuem a audição muito melhor que os humanos, pode ser que este movimento realmente ajude o cachorro a escutar melhor.

Uma outra explicação para o movimento com a cabeça estaria relacionado a outro sentido do cão: a visão. Estudos apontam de que inclinar a cabeça poderia ajudar o cachorro a conseguir enxergar melhor. O ângulo inclinado poderia ajudar principalmente os cães que possuem um focinho maior, já que eles acabam naturalmente tendo sempre uma parte do campo de visão prejudicada com a presença do focinho.

Uma terceira hipótese que também poderia explicar o que acontece quando os cães colocam a cabeça para o lado seria que isso faz parte de um determinado tipo de comunicação com os humanos, assim como outros movimentos, como o balançar do rabo, por exemplo. 

Postado em .


Pela Web

Comentários