Muitas pesquisas já realizadas sobre o comportamento canino confirmam que os cães podem realmente entender sobre a comunicação humana de forma que nenhuma outra espécie pode entender. Apesar disto, um novo estudo aponta que se você realizar treinamentos com o novo cão, deverá estar falando com o mesmo de forma que possa aumentar as chances de que ele siga o que você está falando.

Aprenda a falar com o seu cachorro

Como foram realizadas as pesquisas sobre o assunto?

Nas pesquisas realizadas pelos especialistas, foram reproduzidos diversos experimentos. Algumas frases foram citadas para os cães, e cada vez o orador da frase teve o convite de olhar para a foto de qualquer filhote de cão, cães adultos, velhos, ou sem fotos. Ao analisar gravações, mostraram para os voluntários que as formas como eles falavam geravam reações diferentes para os cães idosos.

Além disto os pesquisadores acabaram jogando as gravações de volta para diversos filhotes e cães adultos, gravando assim o comportamento dos animais em resposta. A partir disto, foi descoberto que os filhotes responderam de forma mais rápida as gravações feitas, enquanto que os alto-falantes olhavam a foto dos cães, ou seja, era realizada a fala dirigida ao cão.

O estudo não apontou os mesmos efeitos para cães adultos, apesar disto, outros estudos realizados registraram reações dos cães com a voz humana em interações realizadas ao vivo, o que incluía o trabalho que era realizado, e sugeriram que oferecer uma direção ao cão seria algo útil para se comunicar com cães de diversas idades.

Outras comprovações

Foram comprovadas também situações onde os donos de cães que se comunicam através de gestos físicos fazem com que os animais tenham algum entendimento. Desde a idade de filhote, ou em cães adultos, a resposta aos gestos humanos é diferente do retorno de qualquer outra espécie de cão.

Aprenda a falar com o seu cachorro

A partir disto, as ações dos cães servem como uma tentativa de se comunicar, esta situação é algo fascinante pois os parentes vivos mais próximos, nem mesmo os humanos, os chimpanzés, compreendem que os seres humanos acabam comunicando a sua intenção nesta situação. Nem mesmo lobos, que são os parentes mais antigos vivos e próximos dos cães compreendem este processo, mesmo sendo criados em ambientes humanos.

Nisto pode-se concluir que as habilidades e o comportamento dos cães neste sentido são adaptações milenares que ocorreram do cão em ambiente humano. Isto significa o contato bastante próximo do homem com o cão que ocorre há mais de 30 mil anos, e levou os cães a evoluir aos poucos suas habilidades de comunicação que são de forma efetiva bastante semelhante a de crianças humanas.