A adoção segue sendo a melhor forma de adquirir um novo cachorro. Existem muitos animais de estimação que acabam sendo abandonados e que estão apenas aguardando a oportunidade de dar muito amor e carinho para os humanos. Mas estes cachorros podem acabar precisando de alguns cuidados especiais.

Como ajudar o cachorro a superar um trauma

Muitos cães que são disponibilizados para adoção acabam passando por traumas antes disso. Seja ele pelo abandono ou até casos mais graves, como a agressão que estes animais costumam sofrer nas ruas. E estes traumas podem acabar refletindo diretamente na personalidade do cachorro.

Diversas pesquisas afirmam que os cachorros sofrem de muitos problemas neurológicos que são comuns entre os humanos, incluindo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Eles podem acabar demonstrando isso das mais variadas formas, seja apresentando alterações no temperamento, aumento da irritabilidade, mudança brusca de comportamento, agressividade, dentre outros.

Confira algumas dicas que podem ajudar o cão a se recuperar destes traumas:

Mantenha uma rotina

Os cães que sofreu abusos ou maus tratos precisam se sentir protegidos novamente. E uma das formas mais eficientes de fazer isso com um cachorro é fazer com que ele se sinta inserido dentro de uma rotina. Dessa forma ele vai aprendendo, com o passar do tempo, que não vai mais passar por sustos e situações desagradáveis

Garanta um ambiente seguro

Como ajudar o cachorro a superar um trauma

É importante que o cachorro seja incentivado a ter um ambiente no qual ele se sente seguro e confortável dentro de casa. Ele pode ser em diversos lugares, seja em um canto da sala, embaixo da mesa do tutor, etc. Neste espaço, é importante que ele não passe por nenhuma situação que possa deixar ele triste ou nervoso.

Não se estresse perto do seu cachorro

Os cães conseguem perceber o humor dos humanos de uma forma bastante eficiente. Por isso, é importante que as pessoas mantenham a calma e não apresentem muitas mudanças repentinas de humor na frente dos animais.