Por
publicado em Comportamento
Os cachorros costumam criar um vínculo muito forte com seus donos. E diversas pesquisas comprovam que estes pets não estão dependentes somente em relação a sua alimentação ou a sua sobrevivência. Essas duas espécies acabaram criando um laço muito forte, fazendo com que os pets confiem cegamente nos seus humanos.
Mas como não existe uma comunicação formal entre estas duas espécies, existem ainda pessoas que duvidam deste tipo de comportamento e de confiança. Mas eles emitem uma série de outros sinais que podem facilmente comprovar a força deste vínculo. Confira os principais sinais que mostram a confiança dos cães para qual os humanos:
1 – Quando os seus cachorros olham nos seus olhos
Na linguagem corporal entre muitas espécies, o contato direto nos olhos é visto como muito importante e um sinal de confiança. Quando este olhar acontece entre dois cachorros pode ser um sinal de ameaça, mas os cães aprenderam que os humanos gostam deste tipo de contato e demonstram que o pet está completamente a vontade naquela situação.
2 – Ele dorme ao seu lado
O ato de dormir ao lado de um animal de outra espécie é algo que realmente é visto como um grande sinal de confiança na natureza. Por isso, quando os cachorros conseguem dormir confortavelmente ao lado de um humano é sinal de que ele confia tanto que pode estar completamente vulnerável ao lado do seu tutor sem que isso represente qualquer risco para sua vida.
3 – Ele emite outros sinais corporais quando está próximo
Existem outros movimentos corporais que podem acabar indicando que o cachorro está em uma fase relaxada e confiável próximo de uma pessoa. Ele geralmente fica com a boca levemente abeta, além de piscar os olhos com mais frequência e mantém seus rabinhos soltos e abanando.
4 – Ele consegue responder bem a pedidos e treinamentos
Quando um cachorro aprende rapidamente qualquer tipo de comando ou de ensinamento é sinal que ele confia naquela pessoa.
5 – Ele se mantém calmo quando você sai
A ansiedade de separação é algo muito comum entre cães. Quando isso não acontece, é sinal que aquele animal realmente confia que o humano vai retornar.