Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os cachorros contam com diversas formas de comunicação, sendo que algumas dessas formas acabaram sendo aperfeiçoadas para que os pets conseguissem se comunicar da melhor forma possível com os humanos, que se tornaram os grandes companheiros das pessoas. Além dos latidos, os rosnados também são muito comuns.

5 possíveis significados do rosnado dos seus cães

Este tipo de comunicação acaba geralmente sendo associado com comportamentos de agressividade, e em muitos casos é verdade. Mas nem sempre o rosnado pode indicar que o cachorro está prestes a atacar. Existem alguns outros sentimentos e anseios que os rosnados dos cachorros podem indicar também.

Confira alguns deles:

Se sentindo divertido

Quando os cachorros estão brincando, pode ser que alguns deles acabem rosnando. E isso indica nada menos do que o fato de que o cachorro está se divertindo bastante com aquela situação e com aquele momento para com os humanos. Além disso, também é muito comum que esses rosnados surjam quando dois ou mais cães estão brincando.

Quando eles estão com medo

O medo pode se converter em agressividade muito rapidamente nos cães, especialmente de algumas raças. Caso o rosnado esteja acompanhado de outros sinais, como o fato do cachorro se sentir acuado, pode ser um forte indicativo que o pet não está se sentindo confortável naquela situação.

Protetor

5 possíveis significados do rosnado dos seus cães

Alguns cães podem desenvolver um comportamento muito possessivo em relação as suas coisas, especialmente quando eles passam por experiencias traumatizantes, como a fome. Por isso, pode ser que ele esteja protegendo o seu prato de comida, por exemplo. Este tipo de comportamento deve ser corrigido com exercícios de adestramento.

Demarcando território

Mesmo que os cães tenham evoluído bastante de quando eles eram animais selvagens que tinham que brigar para se manter vivos, eles ainda guardam muito do comportamento antigo o seu DNA. Um deles é a necessidade de demarcar e defender aquele que ele acha que é o seu território.

Sentindo dor

Pode ser que o cachorro também não está se sentindo confortável com alguma coisa que esteja acontecendo com o seu próprio corpo. Pode ser uma dor em decorrência de alguma lesão, ou simplesmente de uma doença. Em qualquer um dos casos, é preciso levar ele ao veterinário.