Os cachorros podem sofrer de diversos medos. Muitos deles acabam sendo causados devido a traumas que eles passam ao longo da sua vida, sendo que na grande maioria dos casos oriundos de maus tratos por parte dos humanos. Mas alguns destes medos também estão diretamente relacionados com suas características e históricos genéticos.

5 medos que a maioria dos cachorros têm

Confira alguns dos principais medos dos cachorros:

Medo de barulhos altos

A audição dos nossos amigos fofuxos é muito melhor do que a dos humanos. Com isso, eles conseguem ouvir coisas que muitas vezes as pessoas não escutam. Por isso, determinados sons mais altos podem acabar fazendo um bom estrago na cabeça dos nossos amigos, deixando-os completamente transtornados. É o caso dos fogos de artificio e também dos trovoes.

Medo de ser deixado sozinho

A noção de tempo também costuma ser muito diferente quando comparamos cachorros e humanos. E isso faz com que eles tenham muito medo quando são deixados sozinhos, já que não conseguem entender quanto tempo vai demorar até que tenha alguém em casa de novo. E como os cães acabaram se tornando muito dependentes das pessoas, este medo geralmente acaba sendo convertido em ansiedade, que pode se manifestar das mais variadas formas.

Medo de ir ao veterinário

5 medos que a maioria dos cachorros têm

Este é um medo bastante comum entre os cães, mas que pode ser contornado. A experiencia de ir até um veterinário geralmente pode se tornar bastante traumatizante. Mas, quando os cachorros são acostumados desde cedo a ir ao veterinário para consultas de rotina, este medo pode acabar sendo reduzido consideravelmente.

Medo de andar de carro

O movimento do cachorro dentro de um carro é considerado bastante estranho para os animais, especialmente quando eles não estão acostumados a este tipo de passeio desde cedo. Este também é um medo que pode ser resolvido quando os donos acostumam o cão com o automóvel desde filhote. Mas caso não seja possível, é preciso sempre deixar o cachorro bem preso e seguro dentro do veículo.

Medo de escadas

A altura também costuma ser um medo bastante comum entre os cachorros, que geralmente se manifesta de uma forma mais efetiva quando eles precisam subir ou descer escadas. Neste caso, é preciso ter paciência e acostumar aos poucos com os movimentos, sempre com ele preso a uma coleira no começo e depois sendo solto gradativamente.