Hoje em dia, muitos casais costumam adotar um adquirir um cachorro antes mesmo de pensar em ter um filho. E este cão costuma ser tratado com muita proximidade, como se realmente fosse um filho. Afinal de contas, o cão se torna uma grande companhia, especialmente aqueles que ficam o tempo todo dentro de casa ou do apartamento, próximas das pessoas. 

5 dicas para preparar o cão para a chegada do novo bebê

Mas, este tipo de criação, pode acabar criando um problema quando este casal decide ter um filho humano. Muitos cães podem ver a criança como uma ameaça ao seu espaço, reagindo com agressividade. Mas, se essa relação de proximidade for criada pelos humanos da forma correta, pode nascer uma grande amizade entre o cão e a criança.

Confira algumas dicas interessantes para preparar o cão para a chegada do novo bebê:

Delimite espaços com antecedência

Caso os pais tenham dúvidas sobre como será a reação do pet com a chegada do bebê, é importante delimitar espaços. Mas isso deve ser feito antes da chegada da criança, para que o cachorro não faça essa relação direta, o que pode azedar a relação de vez.

Promova o convívio entre o cão e o bebê

Diversas pesquisas já comprovaram que essa relação entre o cachorro e a criança recém nascida pode acabar sendo extremamente benéfica. Por isso, é importante que as pessoas promovam este contato, sempre seguindo alguns cuidados de segurança e higiene. Pesquisas indicam, inclusive, que este contato aumenta a imunidade da criança.

Mantenha a rotina com o cão

5 dicas para preparar o cão para a chegada do novo bebê

Sabemos que a chegada de um bebê costuma mudar muito a rotina dos papais, especialmente quando estamos falando daqueles que são pais de primeira viagem. Mas é fundamental que as pessoas mantenham a rotina com os cães, especialmente de carinhos e atividades físicas, para que o pet não se sinta abandonado.

Faça com que o cão reconheça o cheiro do bebê

Caso o cachorro seja muito grande para ficar perto da criança, uma dica interessante é levar roupas e outros objetos que tenham o cheiro da criança para o cachorro. Assim, ele vai reconhecendo aquele odor como mais um representante da família.

Cuidado com a higiene

Redobre os cuidados com a higiene na sua casa, recolhendo as necessidades do cãozinho sempre na hora e utilizando lencinhos umedecidos para limpar as patas do cachorro sempre que ele retornar do passeio na rua.