Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os gatinhos podem ficar na vida do ser humano por muitos e muitos anos. Por isso, os felinos que chegam em uma certa idade precisam de alguns cuidados diferenciados para que tenham uma melhor qualidade de vida. Confira algumas dicas:

5 dicas para melhorar a qualidade de vida do gato idoso

Ofereça mais atenção

Os gatos idosos podem exigir um pouco mais de atenção dos seus humanos, já que eles deixam de ter a vitalidade para realizar as brincadeiras que os gatos normalmente fazem quando são jovens e adultos. Por isso, pode ser mais interessante aproveitar alguns momentos do dia para ficar mais tempo com o seu fofuxo.

Mantenha um ambiente tranquilo

Pode ser que os gatos idosos se tornem um pouco intolerantes muito agito dentro de casa. Por isso, pode ser importante tomar cuidado para manter o ambiente um pouco mais tranquilo, evitando deixar o som em volumes muito altos, por exemplo. Também é importante ter cuidado com as crianças que chegam na casa e que podem acabar exigindo muito do gato em relação as brincadeiras.

Mantenha o espaço do felino

5 dicas para melhorar a qualidade de vida do gato idoso

Os gatos mais idosos tendem a ficar mais tempo nas suas caminhas ou nas suas caixas. Por isso, é importante manter sempre um cuidado com estes espaços e com estes acessórios, já que eles se tornam o porto seguro do seu gato.

Ofereça novos brinquedos

O fato do gato estar um pouco mais idoso não significa que ele vai simplesmente deixar de brincar. Por isso, é importante oferecer acessórios que acabem oferecendo a possibilidade deles brincarem de uma forma mais tranquila.

Realize consultas periódicas

Com os pets mais velhos, assim como acontece com os humanos, os cuidados médicos devem se tornar mais rotineiros. Por isso, pode ser muito interessante passar a levar os felinos para consultas de rotina no veterinário, evitando deixar com que a doença apareça para que o pet seja levado ao médico de confiança. Assim, as chances de cura de possíveis doenças que podem surgir aumentam consideravelmente.