A rivalidade entre cães e gatos acaba sendo muito explorada nas histórias que criamos e contamos. Mas não significa que os dois pets não consigam conviver juntos sobre o mesmo teto. Mas, devido a personalidade, que pode variar de raça para raça, pode ser que eles tenham um dia a dia tumultuado. Por isso, é importante a intervenção do tutor.

Confira algumas dicas importantes para garantir a boa convivência entre cães e gatos:

Utilize comandos para controlar os impulsos

Antes de mais nada, é importante controlar determinados impulsos, especialmente aqueles que fazem com que um persiga o outro o tempo inteiro. Em alguns casos será apenas brincadeira, mas em outros pode acabar descambando para a violência. Por isso, é importante definir alguns comandos que serão utilizados apenas par acalmar os ânimos. Estes comandos devem ser ditos com foz firme e apenas nestas situações.

Crie espaços seguros

Determinar espaços para cada um deles é importante. Mas eles não precisam ficar completamente isolados. Mas é importante que eles acabem reconhecendo aquele espaço como seu. Isso é importante especialmente para os gatos, que acabam sendo ainda mais territorialistas do que os cachorros.

Utilize os cheiros

Os odores são importantes para ambos os pets, tanto os cães quanto os gatos. Por isso, é importante que um se acostume com o cheiro do outro, especialmente nos primeiros dias de convívio. Isso pode ser feito com o intercambio de objetos entre eles.

Supervisione os encontros

Deixe que eles convivam juntos, em um espaço que possa ser considerado neutro, e sob supervisão. Nestes momentos, é importante que sejam incentivadas as brincadeiras entre eles. Mas atenção para não acabar dando mais atenção para um do que para o outro, já que isso pode desencadear crises de ciúmes, o que pode piorar tudo.

Cuidado na hora da alimentação

É importante que os cães e os gatos comam em ambientes separados. Dessa forma, não vai existir o risco de que um tente comer a comida do outro, o que acaba gerando problemas na grande maioria dos casos. É importante também retirar a comida dos locais depois de um tempo, mesmo que eles não tenham comido tudo.