Os cachorros se tornaram os principais companheiros dos humanos, junto com os gatos. Ao longo desta relação, o comportamento de ambos acabou sendo modificado justamente por causa da convivência. Mas os cães ainda possuem alguns comportamentos que são diretamente relacionados com a sua natureza animal.

5 curiosidades do mundo dos cães

Confira algumas curiosidades sobre comportamentos que os cães podem ter no dia a dia:

Chirar o rabo = olá!

O ato que os cães costumam ter de cheirar a traseira uns dos outros é considerado como um comportamento de aproximação e de apresentação e ambos. Através do cheiro sentido, os cães conseguem obter uma série de informações dos seus colegas, como sexo, comportamento e estado de saúde. E as glândulas anais costumam ser as que produzem os cheiros de uma forma mais intensa.

Marcando território

Alguns comportamentos que os cães domésticos possuem estão diretamente relacionados com os seus ancestrais. Quando eles saem levantando a pata e fazendo pequenas quantidades de xixi em determinados locais, eles estão demarcando o seu território, para que outros animais saibam que ele está por ali ou que passou no local.

Saindo mal nas fotos noturnas

5 curiosidades do mundo dos cães

Muitas pessoas já devem ter percebido que costuma ser muito difícil obter boas fotos com o seu cão durante o período noturno. Eles geralmente saem com os olhos vermelhos ou com outras cores que alteram a sua aparência original. Isso acontece basicamente pela presença de uma membrana nos seus olhos, que permitem com que eles consigam enxergar melhor durante a noite.

Transpirando pelas patas

Como praticamente todos os cães são cobertos por pelos pelo seu corpo, alguns mais outros menos, estes pets costumam transpirar mais pelas almofadinhas das patas. Além disso, os pets também costumam ficar com a língua de fora para regular a temperatura, justamente por essa dificuldade de transpirar.

Cocô alinhado com o campo magnético da Terra

Uma pesquisa feita pela Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) e pela Universidade Checa de Ciências da Vida (República Checa) afirma que a maior parte dos cachorros preferem fazer o cocô em posições que estejam em um ângulo alinhado com o campo magnético da Terra. E isso explicaria os motivos pelos quais alguns ficam dando algumas voltas em torno de si mesmos antes de fazer suas necessidades.