Ter animais de estimação em casa costuma ser uma preocupação para as pessoas que estão prestas a ter uma criança pequena todos os dias neste espaço. Os gatos, durante muito tempo, acabaram se tornando vilões para os pais de primeira viagem, uma vez que muitas pessoas acreditavam que eles poderiam fazer mais mal do que bem.

5 benefícios para as crianças de se ter um gato

Mas uma série de pesquisas feitas nos últimos anos revelam que a presença dos felinos dentro de casa pode acabar oferecendo uma grande quantidade de benefícios para os pequenos, nos mais variados aspectos.

De uma forma geral existem sempre aquelas recomendações que valem para todos os animais domésticos, independentemente de quem esteja junto com eles. Manter os gatos sempre vacinados e livres de doença é condicionante para uma boa convivência com os pequenos. Além disso, o período de adaptação também deve ser acompanhado de perto, especialmente para saber se os felinos vão conseguir se adaptar aos pequenos.

Vencidos estes obstáculos, confira 5 benefícios para as crianças de se ter um gato em casa?

Sistema imunológico

Uma série de pesquisas mostra que a presença dos gatos dentro de casas que contam com crianças pequenas ajuda muito no fortalecimento do seu sistema imunológico. Dessa forma, as crianças podem acabar tendo menos doenças no futuro.

Doenças cardiovasculares

5 benefícios para as crianças de se ter um gato

Os felinos também podem acabar reduzindo a probabilidade do surgimento de determinadas doenças cardiovasculares nas crianças.

Comunicação

Crianças com autismo também podem se beneficiar da presença dos felinos, uma vez que os animais podem acabar ajudando, e muito, na comunicação.

Responsabilidade

Ir repassando, aos poucos, algumas responsabilidades em relação os cuidados com os gatos no dia a dia para as crianças podem ajudar a criar este sendo nelas desde cedo. Com isso, os pequenos aprendem não apenas a desenvolver responsabilidade para com as coisas dos outros, mas também para com as suas coisas.

Espaço

Algo que também pode acabar sendo ensinado pelos gatos para as crianças é o respeito ao espaço alheio. Isso nem sempre é algo que fica bem claro para os pequenos, e os gatos, muitas vezes, gostam de se manter quietos em um determinado local. Essa é uma forma interessante de ensinar as crianças que os espaços de todos devem ser respeitados.