Gatos domésticos costumam ser tratados de uma forma diferente quando comparadas com os cachorros. Como os felinos possuem alguns comportamentos diferentes, como os noturnos e caçadores, são muitas as pessoas que deixam eles sair para passear durante o período noturno.

4 motivos para desistir de deixar o seu gato sair sozinho

Mas são muitos os especialistas que não concordam com o fato de deixar os gatos na rua nem durante a noite e muito menos durante o dia. Os gatos domésticos, mesmo tendo alguns resquícios de comportamento dos felinos selvagens, recebem um tratamento bem diferente. E, por isso, a rua pode acabar representando mais perigo do que vantagens para o seu amigo.

Confira 4 motivos para desistir de deixar o seu gato sair sozinho:

Gatos não se entediam em casa

Quando os gatos ficam muito tempo sozinhos em casa, eles podem acabar ficando mais tristes. Mas os donos podem fazer diversas coisas dentro de casa que evitam que o felino fique muito chateado por ficar sozinho. Coloque poleiros e outros brinquedos para que eles se divirtam. Ele vai acabar ficando muito mais seguro do que na rua.

Dieta emagrece mais do que saídas noturnas

4 motivos para desistir de deixar o seu gato sair sozinho

Um outro motivo que costuma ser utilizado pelas pessoas que deixam o gato sair durante a noite é o fato do felino estar com sobrepeso. Neste caso, a melhor forma de ajudar o seu pet é combinar uma dieta balanceada com rotinas de exercícios, atividades e brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa mesmo. Um dos maiores culpados pelo sobrepeso dos gatos é o próprio humano, que dá mais comida do que ele realmente precisa.

Gatos se acostumam a ficar dentro de casa

Mesmo quando as pessoas adotam um felino que está acostumado a ficar mais tempo na rua do que em casa eles podem acabar se acostumando a ficar entre quatro. Para isso, o segredo é investir na diversidade de brinquedos e itens que podem ser utilizados pelos gatos enquanto eles estiverem sozinhos.

Gatos não estão seguros, mesmo perto de casa

Mesmo que os seus felinos fiquem sempre perto de casa, eles não estarão seguros. Diversos perigos estão sempre ao redor, desde outros animais até vizinhos que podem fazer coisas ruins com o seu pet.