Por Rodrigo Duarte

publicado em Comportamento

São cada vez mais comuns os casos em que os cachorros ficam longas horas do dia sozinhos dentro de uma casa ou de um apartamento. Afinal de contas, a quantidade de pessoas sozinhas que possuem um dog como companhia aumenta consideravelmente todos os anos. E como grande parte dessas pessoas trabalham, os pets acabam ficando sem ninguém.

4 dicas para deixar o seu cão feliz e seguro enquanto estiver sozinho

Os especialistas alertam que, para estes casos, é importante tomar alguns cuidados. Evitar raças de cães que são mais inquietos por natureza é um deles. Além disso, os donos devem tomar algumas providencias para que os animais consigam ficar sozinhos em casa com mais conforto e segurança.

Confira algumas dicas simples que vão melhorar a qualidade de vida do seu fofuxos durante as horas de solidão.

Sem despedidas

Eu sei que parece cruel sair sem dar aquele tchauzinho para o seu pet, mas os especialistas afirmam que este tipo de comportamento não é recomendado. Além de criar um padrão de comportamento que pode ser identificado pelo cachorro, fazendo com que ele sofra por antecipação, o cachorro também poderá achar que os seus donos também estão sofrendo o que pode piorar tudo.

Não faça festinha na volta

4 dicas para deixar o seu cão feliz e seguro enquanto estiver sozinho

Além disso, também não é recomendado que as pessoas façam grandes festinhas no seu retorno. Isso também pode aumentar ainda mais o estresse e a ansiedade dos animais, pois eles vão aguardar muito pelo momento. O ideal é ignorar o animal completamente ao chegar em casa, fazer algumas outras atividades, e depois de alguns minutos fazer um carinho e interagir com o cão.

Compre brinquedos

Por mais que os donos não estejam vendo, os cães procuram o que fazer quando estão sozinhos. E muitos acabam descontando no que ver pela frente sua ansiedade, o que pode ser um problema para móveis e outros itens. Portanto, o ideal é sempre ter alguns brinquedinhos para que eles tenham com o que passar o tempo.

Feche bem portas e janelas

Quando estão sozinhos, os cães mais ansiosos podem fazer de tudo para sair daquele local e procurar por seus donos. Portanto, certifique-se sempre que todas as portas e janelas estão bem fechadas.