São cada vez mais comuns os casos em que os cachorros ficam longas horas do dia sozinhos dentro de uma casa ou de um apartamento. Afinal de contas, a quantidade de pessoas sozinhas que possuem um dog como companhia aumenta consideravelmente todos os anos. E como grande parte dessas pessoas trabalham, os pets acabam ficando sem ninguém.

4 dicas para deixar o seu cão feliz e seguro enquanto estiver sozinho

Os especialistas alertam que, para estes casos, é importante tomar alguns cuidados. Evitar raças de cães que são mais inquietos por natureza é um deles. Além disso, os donos devem tomar algumas providencias para que os animais consigam ficar sozinhos em casa com mais conforto e segurança.

Confira algumas dicas simples que vão melhorar a qualidade de vida do seu fofuxos durante as horas de solidão.

Sem despedidas

Eu sei que parece cruel sair sem dar aquele tchauzinho para o seu pet, mas os especialistas afirmam que este tipo de comportamento não é recomendado. Além de criar um padrão de comportamento que pode ser identificado pelo cachorro, fazendo com que ele sofra por antecipação, o cachorro também poderá achar que os seus donos também estão sofrendo o que pode piorar tudo.

Não faça festinha na volta

4 dicas para deixar o seu cão feliz e seguro enquanto estiver sozinho

Além disso, também não é recomendado que as pessoas façam grandes festinhas no seu retorno. Isso também pode aumentar ainda mais o estresse e a ansiedade dos animais, pois eles vão aguardar muito pelo momento. O ideal é ignorar o animal completamente ao chegar em casa, fazer algumas outras atividades, e depois de alguns minutos fazer um carinho e interagir com o cão.

Compre brinquedos

Por mais que os donos não estejam vendo, os cães procuram o que fazer quando estão sozinhos. E muitos acabam descontando no que ver pela frente sua ansiedade, o que pode ser um problema para móveis e outros itens. Portanto, o ideal é sempre ter alguns brinquedinhos para que eles tenham com o que passar o tempo.

Feche bem portas e janelas

Quando estão sozinhos, os cães mais ansiosos podem fazer de tudo para sair daquele local e procurar por seus donos. Portanto, certifique-se sempre que todas as portas e janelas estão bem fechadas.