Quando um cachorro filhote chega em casa ele geralmente promove uma série de acontecimentos. Por alguns dias as coisas realmente começam a girar em torno deles, até mesmo para que as pessoa se a família consiga realizar o processo de adaptação.

4 dicas para conseguir ensinar as primeiras lições para cães filhotes

Os cães filhotes amadurem muito rapidamente, ao mesmo tempo que passam por um processo de descobertas que faz com que eles se tornem muito agitados. Mas este também pode ser um momento interessante para que a família comece a entender melhor como lidar com o seu novo pet e até mesmo iniciar um processo de ensino e aprendizagem.

Será durante os primeiros dias que os filhotes deverão aprender coisas como onde ele deve fazer suas necessidades quando não estiver na rua, em que momento e qual o local será servida a sua comida, onde ele vai dormir, quais são os seus limites em relação ao espaço físico da casa, dentre outras coisas.

Como os cães filhotes estão aprendendo tudo ao mesmo tempo, algumas metodologias, como o reforço positivo, podem ser ainda mais eficientes nesta etapa da vida, ensinando coisas que pode até ser mais complicado para os cães mais velhos.

4 dicas para conseguir ensinar as primeiras lições para cães filhotes

Confira algumas dicas de adestramento de cães filhotes durante as suas primeiras semanas de vida:

- Tenha sempre muita paciência. O cachorro filhote ainda vai demorar um pouco mais para entender o que está acontecendo e também poderá perder o foco com muita facilidade;

- Não grite com o seu cachorro durante o processo de ensino. Isso não deve ser feito nem com um cachorro adulto, mas quando filhote os efeitos podem ser muito mais devastadores, uma vez que eles podem até mesmo desenvolver alguns traumas;

- Cuidado com os petiscos que serão utilizados para o reforço positivo. Quando eles são filhotes ainda possuem uma série de restrições alimentares que devem ser observadas;

- Sempre busque locais e que sejam seguros, confortáveis e tranquilos para o processo de ensino, justamente pela dificuldade que os filhotes acabam tendo de manter o foco.