Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os cães da raça pitbull acabaram se tornando exemplos de como determinadas raças podem acabar sendo consideradas danosas para outras. Depois de episódios registrados nos quais estes cães atacaram outros pets e humanos, até mesmo crianças, diversas regiões acabaram criando até mesmo leis proibindo a criação dos mesmos.

3 mitos sobre a raça pitbull que precisam ser derrubados

Mas, a grande maioria dos especialistas do segmento veterinário, concordam que a raça em sí acaba não tendo culpa, e que boa parte dos seus comportamentos acabam sendo culpa dos próprios humanos que são os seus tutores. Mas existem uma série de mitos que precisam ser derrubados.

Confira alguns destes mitos sobre os cães da raça pitbull:

Eles são feitos para brigas e rinhas

Nenhuma raça canina foi feita para matar outros cães ou qualquer outro tipo de animal apenas para diversão das pessoas. Muitas raças, sim, nasceram a partir da necessidade de ter um animal que ajudasse na segurança de espaços privados, por exemplo. O que aconteceu foi um condicionamento, de parte dos humanos, para este tipo de atividade. Mas todo pitbull deve ser direcionado para este caminho, pois a sua natureza não é a de atacar apenas por atacar.

Eles podem atacar o tutor a qualquer momento

3 mitos sobre a raça pitbull que precisam ser derrubados

Assim como qualquer outro cachorro, eles só vão atacar se tiverem um motivo específico para isso. E, da mesma forma como acontece com todas as raças, eles podem se sentir acuados a partir do s eu instinto ou quando eles perceberem que alguma coisa está acontecendo de errado. Caso um pitbull seja criado dentro de uma família que ensine ele que está em um ambiente seguro, dificilmente qualquer episódio de ataque vai acontecer.

Ele não entende comandos e é teimoso

Os cães da raça pitbulls não são considerados como os mais fáceis de serem ensinados e treinados, mas isso não significa que ele não possa aprender. Neste caso, o tutor terá que fazer um trabalho desde os seus primeiros anos de idade e continuar ao longo dos anos seguintes.