Um péssimo hábito que costuma ser cultivado por muitos cachorros é o de acabar mexendo no lixo. E isso não acontece apenas com os cães que ficam andando pelas ruas sem qualquer tipo de supervisão. São muitos os animais que vivem no conforto de um lar, com alimento disponível, e que continua revirando o lixo.

3 dicas para ensinar o cachorro a não mexer no lixo

São diversos os motivos que fazem com que o cachorro tenha este tipo de comportamento. Eles conseguem encontrar o lixo com uma grande facilidade em função do seu olfato poderoso. Com isso, mesmo em latas fechadas os cachorros conseguem sentir o cheiro de determinados tipos de alimentos que estão no lixo.

Portanto, a busca por comida acaba sendo um dos principais motivos que levam um cachorro a buscar lixo. Mas isso não significa que o cachorro está passando fome ou algo parecido. Eles simplesmente podem acabar sentindo o cheiro de um alimento que eles gostam e acabam indo atrás.

Mas não é só por isso que os cães buscam alimentos no lixo. Também pode ser apenas para chamar a atenção dos seus humanos, ou ainda uma forma de extravasar a energia que eles podem acumular, o que acaba sendo muito comum especialmente para os filhotes.

3 dicas para ensinar o cachorro a não mexer no lixo

Confira algumas dicas importantes para corrigir este comportamento dos cães:

Gastar as energias do seu pet

Se o cachorro estiver bem alimentado e com os exercícios em dia, a chance dele acabar indo mexer no lixo acaba sendo muito menor. Por isso, é importante que os tutores invistam um pouco de tempo em atividades que façam com que o pet gaste a sua energia. Se não for possível sair para caminhar ou correr todos os dias, as brincadeiras de dentro de casa podem ajudar também.

 Adestre o seu cão

Quando o comportamento acaba se tornando uma rotina, pode ser importante que o dono invista em técnicas que adestrem os pets. As pessoas podem começar pelo básico, ensinando e reforçando comandos como básicos como o “deixe” ou “para”, para que eles interrompam o que estão fazendo. E isso deve ser feito através de um reforço positivo.

Retire o lixo do alcance do cão

Também é importante retirar o lixo do alcance do pet. Outra dica muito importante é manter o lixo sempre muito bem fechado, não apenas com a tampa, mas utilizando outros sacos, por exemplo.