Quando as pessoas estão cuidando de um filhote, é sempre importante cuidar antes de fazer qualquer tipo de procedimento que pode ser considerado normal para os cães que já estão na sua fase adulta. Afinal de contas, eles ainda possuem a sua saúde bastante frágil, e qualquer descuido pode representar um problema sério.

Saiba a partir de quando o filhote pode tomar banho

O banho costuma ser uma das principais dúvidas que as pessoas costumam ter com relação aos cães que estão passando pela sua fase inicial da vida. Para muitos, a tentação de logo colocar o cachorro na água acaba sendo grande, especialmente se estivermos enfrentando as altas temperaturas do verão brasileiro.

Saiba a partir de quando os filhotes podem tomar banho sem causar grandes riscos.

Vacinas

A grande maioria das pessoas sabem que devem dar um ciclo de vacinas nos durante as suas primeiras semanas de vida. Isso deve ser feito basicamente em virtude do fato que estes animais não possuem uma grande quantidade de anticorpos. Este corpo que vai defender o animal das doenças deve ser formado junto com as vacinas.

O banho costuma ser um processo arriscado para os cães em diversas etapas. Para aqueles que querem levar o animal para pet, o risco que este animal acaba se deparando com uma grande quantidade de vírus e bactérias que o seu corpo não está pronto para enfrentar é enorme. E mesmo para aqueles que pretendem dar banho em casa os riscos também existem, pois as mudanças de temperatura corporais causadas pela agua podem causar resfriados e outras doenças mais sérias.

Saiba a partir de quando o filhote pode tomar banho

Portanto, os veterinários afirmam que os banhos devem começar a ser dados apenas depois que o animal termina o seu ciclo de vacinas. Depois de tomar a última das vacinas iniciais, é recomendado esperar 15 dias, para que a vacina consiga fazer efeito na sua totalidade.

Mas nem por isso as pessoas precisam descuidar completamente da higiene dos filhotes durante a etapa das vacinas. Existem pequenos procedimentos que podem ser realizados, tais como limpar o animal com um algodão ou um paninho apenas umedecido com água morna, sem deixar o cão muito molhado. Lencinhos umedecidos também podem ser utilizados.