Os gatos são os bichinhos de estimação mais asseados do planeta, pelo menos essa é a fama que eles acabaram ganhando. Comparado com os cachorros, realmente os felinos possuem comportamentos diferentes. A preocupação com a limpeza realmente faz parte dos seus hábitos, e a língua é sua ferramenta principal.

Confira algumas dicas para ajudar na higiene de gatos que não conseguem se limpa

Mas, existem alguns gatos que não conseguem se lamber, e com isso não realizam os procedimentos de higiene e limpeza que eles precisam, até mesmo para garantir a renovação dos pelos, retirando os mortos e abrindo espaço para os que estão nascendo. Um exemplo de tipo de gato que não consegue se lamber são aqueles mais obesos;

Quando os felinos não conseguem utilizar a sua língua para realizar sua higiene pessoal, eles podem acabar ficando com um dor de urina acentuado, por exemplo. Além disso, podem aparecer e se acumular caspas no dorso, o que geralmente indica problemas no couro cabeludo. Isso pode levar a coceira, o que, por sua vez, pode levar a feridas.

Confira algumas dicas para ajudar gatos que não conseguem fazer sua higiene própria:

Banhos rotineiros

Confira algumas dicas para ajudar na higiene de gatos que não conseguem se limpar

É fundamental que os gatos que possuem dificuldade de se lamber tomem banho com mais frequência.  Não é muito comum dar banho em gatos, mas nestes casos eles são fundamentais. A dica é dar banho nos gatos pelo menos uma vez por mês. Os donos dos gatos devem ter uma atenção maior om a genitália do pet. A dica é limpar essa área apenas com um lenço umedecido.

Escove os felinos

A escovação acaba sendo importante para ajudar no processo de eliminação dos pelos mortos, que dão lugar aos pelos que estão nascendo. O movimento deve ser feito do pescoço em direção a cauda. Também é preciso ter cuidado com a escolha do utensílio, dando preferência para aqueles feitos para pelagens mais densas ou grossas.

Banho seco pode ser uma alternativa

Para aqueles donos de felinos que não se acostumaram com os banhos, uma dica interessante é optar pelos banhos secos, produtos que podem ser encontrados com facilidade nas petshops. Eles consistem em uma espécie de espuma higienizadora que permite limpar os pelos do felino sem molhá-los.