Tradicionalmente os recipientes nos quais os humanos colocam comida e água para os seus pets ficam no chão. Mas será que essa é a melhor opção para a saúde dos nossos bichinhos de estimação? Basta dar uma olhada na posição que os pets ficam para entender que nem sempre essa pode ser a melhor coisa a se fazer nestes casos.

Saiba para que serve o comedouro elevado para cães e gatos

Mesmo que algumas pessoas acreditem que o mercado de acessórios para pets esteja passando por um processo de exploração dos sentimentos que as pessoas nutrem pelos seus animais apenas para ganhar dinheiro, vendendo itens que realmente não fazem nenhuma diferença na vida dos mesmos, alguns podem sim melhorar a qualidade de vida de cães e gatos.

E os comedouros elevados podem ser classificados neste grupo. Basicamente são acessórios que deixam os potes de comida e de água em uma posição um pouco mais elevada, fazendo com que eles se comam em pé, sem forçar a coluna com a cabeça e o pescoço para baixo.

Saiba para que serve o comedouro elevado para cães e gatos

Pesquisas indicam que a maioria dos cães e gatos distribui 60% do peso corporal nos membros torácicos e 40% nos membros pélvicos no momento da refeição ou quando bebem água. Essa distribuição desigual ocorre pela postura inadequada. Quando os potinhos ficam no chão, os pets são obrigados a se curvar acentuadamente para alcançar o alimento ou a bebida.

Essa posição acaba sobrecarregando algumas articulações dos pets, especialmente ombros e cotovelos, além da coluna cervical. E isso deve acabar tendo um impacto negativo especialmente nos animais de estimação mais idosos, que costumam apresentar problemas de saúde como atrite e artrose.

Tudo isso pode ser reduzido quando os tutores passam a oferecer o alimento e a bebida em uma posição um pouco mais elevada, fazendo com que eles se mantenham na posição comum, em pé, para comer e beber.