A grande maioria das pessoas sonham em ter animais de estimação em suas residências, em contrapartida, muitos casos acabam desistindo por problemas variados. Um dos maiores problemas e receios na hora de adotar um cãozinho é o investimento financeiro constante, para gerar uma boa qualidade de vida aos animaizinhos.

Saiba os riscos de comprar ração a granel

Além dos gastos com médicos, que são necessários, e podem ser muito onerosos, um dos maiores fatores de desistência é o gasto rotineiro com a ração para os animais.

No mercado pet brasileiro são muitas as classes de rações com valores variados, alguns com valores de venda acessíveis, porém de baixa qualidade, e outros porém bem caros, em contrapartida, com um excelente valor nutricional.

Além disto, é comum ainda encontrarmos em mercados de bairros ou mesmo supermercados de renome e venda de rações a granel, ou seja, os produtos vendidos fora da embalagem, pesados a quilo e ensacados em sacolas plásticas comuns.

As rações a granel são ruins para seu pet

O grande problema destas rações é a questão de sua higiene e conservação do que estiver exposto na prateleira. Em diversos casos, por ela não estar na embalagem original, deverá ocorrer a proliferação de fungos, estes que muitas vezes são imperceptíveis a olho nu, sem levar em conta o contato com pragas, entre elas ratos e baratas.

Saiba os riscos de comprar ração a granel

Os ratos são os grandes vilões deste tipo de situação, já que podem facilmente transmitir para os pets doenças como leptospirose, uma doença que é considerada como zoonose, transmitida de animais para seres humanos.

Pelo fato dos produtos serem vendidos fora da embalagem de fábrica, os tutores não possuem acesso a informações relevantes sobre a ração a qual quiser levar. Este tipo de informação é de grande importância, já que desta forma o cliente poderá saber corretamente se o produto se encontra ou não em sua validade, caso a ração seja de boa qualidade para que espécie de animal ela será indicada, entre diversos outros fatores.

O interessante é que o tutor dos pets evite a compra deste tipo de ração para o seu animal de estimação. Estas rações normalmente são de baixa qualidade nutricional, onde em alguns casos estão vencidas nas prateleiras e são reaproveitadas. Procure sempre comprar ração que estiver lacrada em sua embalagem original e antes de ser ofertada para seu pet, você deverá a examinar para concluir se está própria para o consumo.

Caso você encontre mau cheio, ou consistência anormal, presenças de fungos ou outras alterações, esta ração deverá ser imediatamente descartada.