Por
publicado em Alimentação
Alguns cachorros simplesmente não conseguem ver um prato com comida que comem até ver o recipiente vazio. Mesmo que, em muitos casos, ele não esteja mais com fome. Alguns passam até mal de tanto alimento ingerido. Por outro lado, existem aqueles que deixam a sua comida de lado.
Saber a quantidade de comida que deve ser oferecida para um cachorro pode causar confusão, especialmente nos menos experientes. Como o cachorro não fala que está com fome (apesar de dar vários sinais que podem ser entendidos conforme a relação com os donos se estende), fica complicado saber se o cachorro realmente está satisfeito ou ainda com fome.
Especialistas afirmam: não é recomendado deixar comida disponível para que o cachorro coma quando ele quiser. O ideal é criar uma rotina alimentar para que os nossos pets saibam exatamente a hora certa de comer. Dessa forma, fica mais fácil monitorar se ele realmente está comendo e também perceber quando existem mudanças repentinas de comportamento (o que pode indicar que ele está com alguma doença, por exemplo).
Em termos de quantidade, isso sempre vai variar de acordo com a faixa etária dos cães, seguindo essa lista:
- Filhotes de 2 a 4 meses – 4 vezes ao dia
- Filhotes de 4 a 8 meses – 3 vezes ao dia
- Cães saudáveis a partir de 8 meses – 2 vezes ao dia
A quantidade de comida vai depender basicamente da ração que está sendo oferecida para o cão. Existe uma grande quantidade de tipos e marcas diferentes que podem ser encontradas nos dias de hoje, portanto o mais recomendado, nestes casos, é seguir as orientações que são informadas no pacote.
Na dúvida, levar o cão ao veterinário para um check-up é interessante para conseguir orientações personalizadas para atender as necessidades de cada animalzinho.