Alguns cachorros simplesmente não conseguem ver um prato com comida que comem até ver o recipiente vazio. Mesmo que, em muitos casos, ele não esteja mais com fome. Alguns passam até mal de tanto alimento ingerido. Por outro lado, existem aqueles que deixam a sua comida de lado.

Saiba quantas vezes o cachorro deve comer por dia

Saber a quantidade de comida que deve ser oferecida para um cachorro pode causar confusão, especialmente nos menos experientes. Como o cachorro não fala que está com fome (apesar de dar vários sinais que podem ser entendidos conforme a relação com os donos se estende), fica complicado saber se o cachorro realmente está satisfeito ou ainda com fome.

Especialistas afirmam: não é recomendado deixar comida disponível para que o cachorro coma quando ele quiser. O ideal é criar uma rotina alimentar para que os nossos pets saibam exatamente a hora certa de comer. Dessa forma, fica mais fácil monitorar se ele realmente está comendo e também perceber quando existem mudanças repentinas de comportamento (o que pode indicar que ele está com alguma doença, por exemplo).

Saiba quantas vezes o cachorro deve comer por dia

Em termos de quantidade, isso sempre vai variar de acordo com a faixa etária dos cães, seguindo essa lista:

  • Filhotes de 2 a 4 meses – 4 vezes ao dia
  • Filhotes de 4 a 8 meses – 3 vezes ao dia
  • Cães saudáveis a partir de 8 meses – 2 vezes ao dia

A quantidade de comida vai depender basicamente da ração que está sendo oferecida para o cão. Existe uma grande quantidade de tipos e marcas diferentes que podem ser encontradas nos dias de hoje, portanto o mais recomendado, nestes casos, é seguir as orientações que são informadas no pacote.

Na dúvida, levar o cão ao veterinário para um check-up é interessante para conseguir orientações personalizadas para atender as necessidades de cada animalzinho.