Na hora de começar a dar ração para os cachorros que estão deixando de mamar, o recomendado pelos veterinários é que os donos optem pelas rações feitas especialmente para os filhotes. Elas contam com determinadas características que ajudam nessa fase, como mais nutrientes que eles precisam para se desenvolver, além de um formato e de um gosto que chama a atenção deles.

Ração de Filhote, até quando dar?

Mais uma dúvida que acaba surgindo na grande maioria das pessoas que estão cuidando de um cachorro pela primeira vez é o momento ideal para a troca da ração de filhote pela ração de adulto. Afinal de contas, o cão não pode comer a ração de filhote para sempre, já que elas podem acabar não suprindo todas as necessidades dos adultos.

De uma forma geral, é possível definir uma idade média para fazer a troca do tipo de ração, e ela vai abranger a grande maioria dos cães que conhecemos. Mas, vale lembrar, que os cachorros atingem a chamada maioridade em momentos diferentes das suas vidas, dependendo da sua raça.

Ração de Filhote, até quando dar?

Para os donos, o tamanho acaba dando uma série de informações pertinentes sobre o desenvolvimento dos cães, por isso pode acabar sendo uma dica interessante para a troca de ração. Podemos definir a média dos 12 meses como o momento no qual os cães deixam de ser filhotes e já podem ser considerados adultos.

Os meses variam um pouco, dependendo da categoria de tamanho que o animal se encaixa, mas existe apenas um segmento que acaba variando demais: os cães chamados “gigantes”. Para estes, a maioridade chega aos 2 anos de vida.

Confira uma lista com os anos de chegada da maioridade dos cães, de acordo com os seus tamanhos:

  • Pequeno (até 10 kg) – 10 meses
  • Médio (entre 11kg e 25kg) – 12 meses
  • Grande (entre 26kg e 44kg) – 15 meses
  • Gigante (mais de 45kg) – 24 meses