Ninguém duvida que a ração é hoje a melhor opção de alimento para cachorros. Pelo menos na teoria, estes alimentos deveriam reunir todos os nutrientes que os cães precisam para ter uma vida mais saudável. Mas existem diversas marcas e muitos tipos diferentes de ração, o que pode acabar confundindo na hora da decisão.

Ração colorida faz mal para a saúde dos cachorros! Entenda os motivos

Mas algo que muitos veterinários concordam: é importante sempre tentar fugir daquelas rações muito coloridas. E os motivos são os corantes artificiais que costumam ser utilizados neste tipo de alimento para que ele tenha uma cor diferenciada.

De acordo com profissionais da área da saúde animal, uma das principais características das rações coloridas não é apenas a grande quantidade de corante, mas também um aumento significativo na quantidade de temperos e de sal que podem ser encontradas na composição das mesmas.

O corante costuma ser utilizado para dar uma cor diferenciada ao produto. Muitas vezes eles utilizam diferentes cores na mesma embalagem, para criar a ilusão de que o animal está ingerindo alimentos e nutrientes diferentes, o que acaba sendo apenas uma jogada de marketing para os donos dos cães.

Ração colorida faz mal para a saúde dos cachorros! Entenda os motivos

O aumento nos corantes e itens como sal na ração pode fazer com que os pets tenham diversos problemas de saúde, incluindo problemas relacionados ao trato urinário, trato renal, de pele e até perda de pelo.

Caso os animais sejam castrados, eles podem ter tendência para cristalizar pedras na uretra, formando micro cálculos, o que seria algo muito parecido com as pedras que podem surgir no rim humano.

Outro problema é que as rações que possuem mais sal, tempero e corante geralmente acabam tendo reduzido, na sua composição, os itens que realmente vão fazer diferença na alimentação dos pets, como a carne e as fibras. Isso faz com que o cachorro fique com mais fome, e possa acabar ingerindo uma maior quantidade da ração.

Por isso, uma dica é sempre pesquisar melhor os nutrientes da ração e dar prioridade para as que são menos coloridas.